desenvolvimento economico

Páginas: 20 (4949 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013
ANHANGUERA - UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO

Universidade Anhanguera – Uniderp
Curso: Administração Semestre: 5º
Disciplina: Desenvolvimento Economico
Professor EAD : Renata M. G. Dalpiaz




ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO








Feira de Santana
2013.1
ANHANGUERA - UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO






DESENVOLVIMENTO ECONOMICO



Trabalho apresentadoao
Curso Superior de
Administração –
Universidade Anhanguera - Uniderp









Feira de Santana
2013.1


Etapa 1

O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em umperíodo determinado. PIB é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quando esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.  O PIB é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país,estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais. A fórmula para o cálculo é a seguinte:  PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações importações. 
São medidas as produções na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balançacomercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços. 
De acordo com Cláudia Dionísio, economista da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, muitos dados utilizados para a apuração do PIB brasileiro são sigilosos. Isso porque algumas empresas privadas não divulgam seus resultados e mandam os dados para o IBGE sob a garantia de sigilo. Dessaforma, outros analistas não teriam condições de determinar com precisão qual o valor correto, mas apenas realizar estimativas sobre o desempenho da economia. A medição foi aplicada no mundo e, conseqüentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. No Brasil, a responsabilidade pelocálculo já esteve a cargo da Faculdade Getúlio Vargas até 1990. Em seguida, o IBGE passou a fazer a medição. 
O método moderno de aferição do desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou os princípios do cálculo na década de 1940. Stone foi imediatamente reconhecido, como fica claro pela adoção quase instantânea de seumétodo em quase todo o mundo. Outra forma de reconhecimento foi o Nobel de Economia, com o qual o economista foi agraciado em 1984. 

O QUE É ÍNDICE DE GINI? 

O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos maisricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem. 
Na prática, o índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007, elaborado pelo Programadas Nações Unidas para o Desenvolvimento-Pnud, o Brasil aparece com um índice de 0,580, sendo um dos últimos de um ranking composto de 180 países, superando apenas os seguintes países: Namíbia, Lesotho, Botswana, Sierra Leoa, República Africana, Swzilândia, Bolívia, Haiti e Colômbia.
O índice de Gini, também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!