TIDIR TRANSPORTE FERROVIARIO DE MINERIO DE FERRO

1499 palavras 6 páginas
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO I
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MINÉRIO CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA (Anderson, Bianca Gomes, Conrado Pimenta, Fábio dos Santos, Lindon Júnior,
Maximilian)
Professor TIDIR Orientador: Denise Diniz
Professores Co orientadores: Daniel Glória , Luiz Drumond, Simone Kiefer e
Wanise Romero

Atualmente, o cenário globalizado propõe que os processos de produção de todo tipo de produto, sejam cada vez mais rápidos e eficazes. E uma matéria prima para a produção de bens dos mais diversos setores, é o minério de ferro.
Sendo utilizado em larga escala para a produção de carros, materiais de construção, entre uma infinita gama de produtos, é preciso que ele seja extraído, beneficiado e moldado com a maior velocidade possível para as indústrias.
Neste panorama, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de minério de ferro do mundo, e essa exploração cresce cada vez mais e em regiões cada vez mais distantes dos atuais pólos de produção. Estes, em sua maioria, não possuem forma de escoamento direta para os portos, principal forma de envio da produção exportada, que corresponde à maior parte da produção de minério, uma vez que estes locais estão principalmente, no interior do país. Com isso, o processo de transporte se torna mais caro, o que diminui a margem de lucro das mineradoras, impactando financeiramente em todo o processo de mineração.
Dessa forma, o meio de transporte deste commoditie precisa ser extremamente eficaz, e seu custo cada vez menor. Com essas características, o transporte ferroviário é um sistema que, apesar de consolidado, necessita de otimizações. O desafio enfrentado no escoamento do minério é o transporte da mina até o ponto mais próximo de escoamento ou até os portos,

Relacionados