TIC VAP5

364 palavras 2 páginas
TIC
1 Di Grado, ao problematizar o uso das TIC como auxiliar na gestão da escola afirma:
“[...]inserida num espaço social onde cresce a necessidade de interação e participação dos sujeitos para enfrentarem seus desafios, a agência educativa pode facilitar a conectividade, com adoção das TIC. A questão não se reduz somente a assimilar as TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem, de pesquisa, de automação de rotinas ou como provedora de informações gerenciais[...]”.
Isto significa dizer que: Escolha uma:
a. As TIC compartilham relativamente as informações.
b. As TIC estabelecem alguns contatos de certas espécies.
c. As TIC dão suporte e ampliam os canais de comunicação.
d. As TIC ativam uma rede comunicativa, mas apenas para diretores

2 Segundo o texto “As TIC podem auxiliar na gestão da escola?”, Ana Maria Di Grado Hessel cita que é importante que os gestores conheçam as redes informais e autogeradoras, além das estruturas formais da organização. As estruturas formais são conjuntos de regras e regulamentos que definem as relações entre as pessoas e as tarefas e determinam a distribuição de poder. [...] As estruturas ou redes informais são redes de comunicações fluidas e oscilantes. [...]Os gestores experientes devem saber trabalhar com a organização informal, ou seja, deixar que as estruturas formais cuidem do trabalho de rotina, recorrendo à organização informal para a realização de tarefas que transcendem a rotina cotidiana.
Isto significa que:
I. Os avanços tecnológicos disponibilizam ferramentas aos gestores que, através delas, podem otimizar serviços burocráticos, fazendo com que as rotinas manuais passam a ser executadas pelos computadores.
II. Os gestores devem proporcionar o espaço social necessário para que floresçam as comunidades informais, promovendo encontros especiais que encorajem as reuniões informais como jornal da escola, murais, reuniões no pátio, salas virtuais de bate-papo e encontros em locais descontraídos.
III. A escola deve facilitar

Relacionados