TI VERDE VIRTUALIZA O DE SERVIDORES

2455 palavras 10 páginas
Fasci-Tech
TI VERDE – VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES
Michel Knoll Soldati1
Prof. Dr. Rodrigo Amorim Mota Carvalho 2
Resumo:
Com o crescimento que a tecnologia vem tendo nos últimos anos, cresce também um problema: a poluição tecnológica. A TI verde apresenta várias soluções para a redução de consumo de energia elétrica, gastos com hardware e emissões de CO2.
Uma dessas soluções é a virtualização, que é a criação de uma versão virtual de algo que antes era real, como: servidores, redes, dispositivos de armazenamento de dados e sistemas operacionais.
Palavras-Chave: CO2; Servidores; TI Verde; Virtualização.
Abstract.
The growth that technology has had in recent years exposes a growing problem, techno waste. Green IT presents several solutions to reduce energy consumption, hardware costs and CO2 emissions. One such solution is virtualization, which is to create a virtual version of something that was real before, such as servers, networks, data storage devices and operating systems.
Keywords: CO2; Green IT; Servers; Virtualization.

1. Introdução
Com a constante evolução da tecnologia, novos aparelhos são lançados todos os dias e, querendo ou não, eles substituem outros que já estavam no mercado e as pessoas, ao comprarem o novo, se livram do velho, gerando dessa forma mais resíduos e sucata tecnológica. A TI verde apresenta várias soluções para a redução de consumo de energia elétrica, gastos com hardware e emissões de CO2. Neste trabalho, abordamos a virtualização, que é a criação de uma versão virtual de algo que antes era real, como hardware, redes, dispositivos de armazenamento de dados e sistemas operacionais. Com ela, grandes empresas centralizam suas operações, facilitando a manutenção e diminuindo seu consumo de energia.

1

Aluno de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da
Informação da FATEC-São Caetano do Sul.
2
Professor da FATEC-São Caetano do Sul (Orientador do Trabalho).
Fasci-Tech – Periódico Eletrônico da

Relacionados