The living theatre

Páginas: 4 (988 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
TEATRO LICENCIATURA
HISTÓRIA DO TEATRO IV

ALUNAS: ANA PAULA FREITAS, CAROLINA SANCHI
PROFESSOR: RODRIGO RUIZ

The Living Theatre

The Living Theatre é umgrupo teatral off-Broadway, fundado no ano de 1947, em Nova York, pela atriz e diretora Judith Malina e seu marido, o ator, diretor e pintor expressionista, Julian Beck. Com espírito contestador elibertário, desenvolveram uma proposta de criação teatral como momento coletivo de expressão da comunidade, dedicando-se aos costumes políticos e artísticos. Com isso, tinham por objetivo, o fim do palco,das fronteiras entre arte e vida e atores e público.

O grupo nasce dos ideais advindos do pós- segunda guerra mundial, ou seja, da crítica ao comportamento da sociedade, do questionamento dosvalores do mundo ocidental. Nesta perspectiva, ficou conhecido como o mais importante exemplo (no teatro) do movimento de contracultura, organizando-se não como uma companhia teatral, mas como umagrupamento espontâneo de pessoas. Sendo assim, por fazer coincidir o ideal teatral com a maneira de viver, optando pelas afinidades existenciais e substituindo a vida familiar pela comunitária, seusintegrantes ficaram conhecidos como hippies e beatniks.

Julian Beck e Judith Malina dividiam o gosto pelas artes (literatura, música, poesia, pintura e teatro) e alguns anos após se conhecerem assistiramno New’s School’s Dramatic Workshop, às aulas do encenador e teórico alemão Erwin Piscator. Assim, aliaram o teatro político e a criação coletiva de Piscator e de Brecht aos seus anseios portransformação social, criando um novo teatro, experimental. Ainda, elevaram Artaud como seu grande parâmetro conceitual e artístico, com a inquietação sobre os limites do espectador e a estimulação de umteatro compreendido como ação comunitária, focando na experimentação de posturas e valores diferentes e inversos aos conhecidos até então.

Diante disso, o traço característico era a necessidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • The national theatre
  • forever living
  • living doll
  • The
  • Análise Projetual
  • The Mamas & the Papas
  • The batle for the best
  • THE DEFINITIVE ARTICLE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!