THAUdoc

1330 palavras 6 páginas
*Final do século XVI e meados do século XVIII: Itália. Em seguida, países católicos da Europa e América ---->Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a
Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

>Absolutismo e Contra-Reforma

>Maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual (nem sempre bem evidentes ou simultaneas)

>"As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois,um grande respeito pela autoridade da tradição clássica, e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, dentro de um contexto social e cultural que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior."

>O Barroco veio após as Reformas Religiosas e misturava as características deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. As obras deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida do ser humano.

> A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pela luz e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini. Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo. No Brasil tornou-se célebre o Aleijadinho.
-A escultura barroca contraria a idéia anterior do Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas. Este pensamento não se demostrou apenas na escultura mas também na pintura, moda, escrita e mesmo no modo de vida das pessoas. Um excelente exemplo da escultura típica do Barroco é o O Êxtase de Santa Teresa do consagrado escultor, Bernini.
>Contexto histórico
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas

Relacionados