th1284

757 palavras 4 páginas
Construindo Talentos

Na aula de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, tivemos a oportunidade de assistir o filme de Tim Beach, chamado: Coach Carter (Treino Para Vida). Esse é um daqueles filmes, que vale a pena assistir mais de uma vez. Não apenas por ser um filme que emociona, mas por conseguir passar uma mensagem incrível: o quanto um líder pode influenciar um grupo de pessoas.
Nas aulas do professor Niloar Bissani, aprendemos que não existe uma receita com modelo ideal de gestão de pessoas, e que o desenho da gestão de pessoas é elaborado de acordo com o perfil de cada organização em particular, pois depende de vários aspectos, dentre eles, o contexto ambiental.
No filme Coach Carter, baseado em história real, o treinador de um time de basquete de uma escola da periferia da Califórnia, tem uma equipe de jogadores extremamente indisciplinados, que não tem respeito a nenhum tipo de autoridade. Gil (2011) refere que motivação é a força que estimula as pessoas a agir e que ela é uma conseqüência de necessidades não satisfeitas, dessa forma, o autor afirma que ninguém pode motivar a equipe, mas sim dispor conhecimento e habilidades suficientes para despertar ou manter sua motivação no trabalho. Podemos perceber que o treinador Ken Carter, consegue gerar algumas necessidades em seus alunos, despertando a motivação que existe em cada um deles. O treinador, com intuito de resgatar seus alunos do mundo dos crimes e drogas, põe em prática seu plano estratégico, através de um contrato com regras a serem seguidas. Para o treinador do time, o objetivo maior, não era vencer os jogos de basquete, mas sim criar a necessidade nos seus alunos de estudar, e que através das notas, tivessem a oportunidade de ingressar na universidade.
No filme percebemos na prática, aquilo que já havíamos aprendido na teoria: o quando o modelo de gestão de pessoas pode ser influenciado por vários aspectos, e o que chamo atenção é para a questão do contexto ambiental. O

Relacionados