tgrft

1373 palavras 6 páginas
Olfato
O seu olfato é extremamente apurado, permitindo-lhes identificar substâncias bastante diluídas na água, como concentrações de sangue abaixo de 1 parte por milhão - o que equivale a perceberem uma gota de sangue a 300 m de distância em pleno oceano. Deste fato, advém o fato de já terem sido designados como narizes nadadores. Quando detectam o cheiro de sangue ou de corpos em decomposição, facilmente encontram o local de origem, utilizando principalmente o seu olfato (ou a visão para distâncias inferiores a 15 m).

Quando pensamos em olfato desenvolvido, o primeiro pensamento que vem em mente é o cachorro. E não estamos errados, todos os tipos de cães do mundo todo como coiotes, lobos, cães selvagens, raposas e outros mais possuem o olfato altamente apurado. Para esses animais não só o olfato, mas também a audição e a visão são muito desenvolvidas. Para cada animal esses sentidos desenvolvem uma função muito importante, mas o olfato é o sentido considerado mais importante pelo fato de em seu focinho existir um sensor mais apurado do que o dos seres humanos, possuindo por volta de cinquenta vezes mais células olfativas.
Saiba que todo cachorro que é considerado saudável tem o focinho frio e molhado. O fato dos cães terem mais sensibilidade ao olfato os beneficiam na hora de farejar o alimento, pessoas, objetos, qualquer substância enterrada. Os lobos são capazes de farejar seu alvo a 365 metros de distância, mas não são apenas os cães que possuem o olfato aguçado não, algumas aves também. Na Nova Zelândia, por exemplo, existe uma ave que é conhecida por kiwi, ela é do tamanho de uma galinha comum, mas não voa e muitas pessoas a confundem com porco-espinho. O kiwi possui todos os sentidos necessários para cavar, fuçar em lugares que possuem muitas folhas que cobrem o solo para conseguir lesmas, minhocas e outros bichinhos suculentos. A noite essa ave fuça na terra em busca de comida, possuindo receptores olfativos no ventrículo respiratório para

Relacionados