Junqueira Freire

Páginas: 2 (442 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Junqueira Freire

Luís José Junqueira Freire nasceu em Salvador (BA), em 1832 e foi onde estudou Humanidades. Aos dezoito anos se tornou monge da ordem beneditina e permaneceu na vida religiosapor cerca de quatro anos. A clausura trouxe frustração e foi tema de suas poesias.
Junqueira Freire morreu com apenas vinte e três anos vítima de problemas cardíacos. Durante sua vida esteve divididoentre a vida religiosa, espiritual e a sua falta de fé e vocação para a vida celibatária. Suas experiências foram retratadas em suas duas obras poéticas:Inspirações do claustro e Contradições poéticas.A decisão do autor por uma vida monástica foi em razão dos problemas de convívio familiar sofridos e suas poesias são marcadas por uma autobiografia reveladora.
Além disso, nos poemas de JunqueiraFreire constam a crise moral da igreja do século XIX e os conflitos do escritor entre a profissão de frei e os fatos que presenciou dentro da igreja. O poeta ainda expressou em suas obras seupessimismo em relação à vida, seu interesse pelo mundanismo, sua sexualidade reprimida, seu desejo pelo pecado e seu sentimento de culpa. Evocava ardentemente por cura de suas mazelas ao mesmo passo quedesejava a morte, encarando-a como uma amiga que vinha para lhe trazer paz eterna, como podemos perceber no poema “Morte”:
“Pensamento gentil de paz eterna,
Amiga morte, vem. Tu és o termo
De dousfantasmas que a exigência formam,
— Dessa alma vã e desse corpo enfermo.
Pensamento gentil de paz eterna,
Amiga morte, vem. Tu és o nada,
Tu és a ausência das moções da vida,
Do prazer que nos custa ador passada.” (...)
Junqueira Freira foge ao Romantismo quando preza pela forma rígida de seus poemas, ainda ligados ao neoclassicismo. Suas poesias foram tidas como comuns, por não assinalarcaráter mais romântico, com a utilização de versos livres.
De um lado, o poeta afirma que seu lado religioso se deve ao ensinamento de sua mãe, ao passo que sua falta de fé se deve aos seus estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Junqueira Freire
  • Resumo sobre Junqueira Freire
  • Trabalho (junqueira freire)
  • Luís Junqueira Freire
  • Pesquisa literária, álvares de azevedo, junqueira freire, fagundes varela
  • delton junqueira
  • Freire
  • FREIRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!