tggdfg

336 palavras 2 páginas
Introdução

Vetores e matrizes são estruturas de dados conhecidas como Arrays, matrizes, variáveis indexadas, variáveis subscritas ou tabelas em memória, são conjunto do mesmo gênero.

Pág.1
Matrizes
Matriz é um conjunto de variáveis, cada uma com um valor, todas contém o mesmo nome. Índices são utilizados para tomar como os elementos deste conjunto.
Exemplo:
Um conjunto A de 3 elementos é representado por A1 A2 A3 em que A é o nome do conjunto e a identificação dos elementos individuais é feita pelo nome do conjunto seguido do índice.

Notação Matrizes
Tipo nome_variável[dimensão1]…[dimensãoN];
Exemplo: V[3] é uma matriz com uma dimensão de tamanho 3.

Exemplo: M[3,3] é uma matriz de duas dimensões, respectivamente 3 linhas e 3 colunas.

Pág.2
Vetores
Vetores são matrizes que só tem uma dimensão, são como listas de elementos do mesmo tipo. Operações principais sobre vetores: leitura escrita soma dos elementos ordenação Leitura de um vetor v[3]: para i = 0 até 3 leia( v[i] ); fim para
Escrita de um vetor v[3]: para j = 0 até 3 escreva( v[j]); fim para
Soma dos elementos de um vetor v[3]: soma = 0 para i = 0 até 3 soma = soma + v[i]; fim. A variação do índice do vetor deve ficar entre os limites da dimensão que o índice representa.

Pág.3
Exemplo: Declara uma matriz de 5 linhas e 10 colunas no total de 50 posições. Leia estas posições e imprima o valor na tela.

Pág.4
Conclusão
Vetores são o agrupamento de muitos valores em um só nome de variável, também conhecidos como matrizes. Matrizes são tabelas organizadas com elementos, podendo serem números reais, complexos, polinômios, funções ou até mesmo outras matrizes.

Escola e Faculdade FORTEC

MATHEUS FERREIRA FERNANDES DANTAS

TRABALHO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – MATRIZES E VETORES

SÃO VICENTE
02-06-2013
Índice

Relacionados