curso volão 04

11636 palavras 47 páginas
acustico

O estudo de efeitos no baixo é semelhante aos efeitos de acompanhamento (cap. 16). São arranjos que se faz nos bordões -- cordas que fazem o baixo dos acordes --. Aqui, teremos também uma introdução ao instrumento contra-baixo, que é destinado a fazer esse trabalho nas bandas musicais.

Contra-baixo

O baixo é a nota mais grave dos acordes e quem os nomeia. A sua tonalidade aguda rege a seqüência e possibilita a percepção de que acordes se tratam. O instrumento contra-baixo é semelhante a uma guitarra quanto a sua anatomia. Movido à eletricidade, compõe-se de quatro cordas super grossas que correspondem às cordas 3, 4, 5 e 6 do violão na afinação e distribuição das casas. Veja as cifras abaixo:

As mesmas notas do violão nas cordas 3 à 6 é reproduzido no contra-baixo. Em alguns casos, o violão é usado nas gravações originais como o instrumento para o baixo. Isto acontece com freqüência em samba, pagode e serestas antigas. Entretanto, o violão tem uma tonalidade mais grave.

Cifragem do baixo

O acompanhamento do baixo é notório nas músicas; basta perceber a sonora mais grave dos acordes. Em alguns ritmos, o baixo é feito apenas com a nota do acorde. Ex. no dedilhado de música lenta, quando tocamos o acorde C7+, o baixo é apenas a nota C (simbolizado com a bolinha preta). (C) 1 2/3 1 (C) 1 2/3 1

Desta forma tocamos a música “IMAGINE” de John Lennon.

Outros ritmos podem exigir mais do baixo, como é o caso do ritmo de pagode; o baixo aqui, geralmente recebe duas notas seguidas; a nota primeira é a do acorde e a outra é a 5a nota básica. No exemplo de C7+, a primeira é C e a segunda é G:

(C) (C) (G) Assim executamos a música “ESSA TAL FELICIDADE” do grupo de pagode Só Pra Contrariar.

O baixo fica

Relacionados