Tfg raimundo

Páginas: 14 (3452 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
UNIFEI

Universidade Federal de Itajubá







Instituto de Ciências Exatas

Licenciatura em Física





FIS 033-Trabalho Final de Graduação




A utilização de simulação no ensino de física. Aplicação no ensino da óptica geométrica









Raimundo Bento Siqueira
Pólo Cambuí
13/12/2010

E-mail:iepes@ig.com.br

Raimundo Bento Siqueira










A utilização de simulação no ensino de física. Aplicação no ensino da óptica geométrica






Orientador: Profo. Agenor Pina Da Silva.

Profa: Tatiana Galieta Nascimento













UNIFEI

Cambuí-2011


RESUMO

Neste trabalho de TFGfazemos uma proposta para o desenvolvimento de atividades utilizando simulações computacionais para o ensino da física óptica para alunos do Ensino Médio. Devido às dificuldades na aprendizagem e na visualização dos fenômenos físicos, a utilização de simulações no ensino da Física permite ao estudante absorver com maior eficiência os conteúdos e os fenômenos relacionados ao tema estudado. Autilização das simulações no ensino da Física permite também o estudo de situações que seriam inviáveis e difíceis de serem realizadas em laboratórios. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Software para ilustrar os fenômenos e mostrar as fórmulas e cálculos que o aluno pode fazer para um melhor entendimento da Física óptica.

Palavras-chave: Ensino da Física, Simulações, óptica, softwareIntrodução


"A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar". Antes de impor aos alunos tantos conceitos, definições e formulários, deve-se dar apoio para que eles possam construir essas idéias sozinhas. (Henry Peter)


EnsinarFísica não é fácil. Aprender é menos ainda (GLEISER, 2008). Esta afirmação mostra toda a dificuldade que o professor encontra ao lecionar essa disciplina. Talvez a parte mais difícil ao se ensinar Física seja mostrar como é feita a tradução do fenômeno, isso é, como expressar matematicamente os conceitos físicos envolvidos. Nesse sentido, é necessário perceber que o cotidiano dos estudantes deveservir como um grande laboratório no auxilio tanto na aprendizagem dos conceitos físicos em si, como na verificação da importância da formulação matemática estudadas em sala de aula.
Os alunos, em sua grande maioria, terminam a educação básica sem relacionar os fenômenos físicos que acontecem no seu cotidiano com os assuntos que ele estudou em sala de aula. Eles não reconhecem a importânciadessa disciplina na sua vida.
Segundo os PCN+ do Ensino médio,

“A Física deve apresentar-se, portanto, como um conjunto de competências específicas que permitam perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos por ela construídos. Isso implica,também, a introdução à linguagem própria da Física, que faz uso de conceitos e terminologia bem definidos, além de suas formas de expressão que envolve, muitas vezes, tabelas, gráficos ou relações matemáticas” (BRASIL, 2002, p.59).

Existem varias maneiras de tornar o ensino de física agradável e motivador e que torne a relação sala de aula/cotidiano uma realidade. Uma delas é a utilizaçãode simulação computacional. A utilização do computador tornou-se viável na visualização dos conceitos físicos. Segundo Martins (2005), as simulações desempenham um papel muito importante no processo ensino e aprendizagem da Física:

• As simulações podem permitir aos alunos olhar para as equações como relações entre medidas físicas. Muitos alunos vêem as equações apenas como uma forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RAIMUNDO
  • tfg
  • as tfg
  • Raimundo
  • Raimundos
  • raimundo
  • Tfg final
  • tfg ct

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!