Textos

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
Português

CAPÍTULO VII
1. TEXTO “Refém do verde”
Uma cidade do litoral do Paraná paga caro para proteger espécies ameaçadas de extinção Até algum tempo atrás, a 8 mil moradores de Guaráqueçaba, uma cidadezinha do litoral paranaense, eram proibidos de cortar a grama que crescia nas ruas e praças sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), o órgão do governo responsável pelo meio ambiente. O motivo: cada centímetro quadrado do município é considerado área de preservação ecológica, intocável para qualquer finalidade que não seja a proteção da fauna e da flora. Em Guaraqueçaba não se pode cultivar novas lavouras, abrir fábricas ou erguer casas de comércio. Cortar grama passou a ser permitido depois que a prefeitura fez um acordocom o Ibama excluindo esse item da lista de proibições. Mas ainda é preciso autorização para podar um galho de árvore no quintal. O caso de Guaraqueçaba é um exemplo de como a preocupação com a ecologia, levada ao exagero, pode infernizar a vida das pessoas. Ainda mais quando a tarefa á entregue a burocratas que adoram fazer catálogos de proibições. O município tornou-se um parque ecológicoporque ali está situada a última grande área da Mata Atlântica nativa do País. É o hábitat de dezenas de espécies ameaçadas, como a onça-pintada e o lobo guará e duas raridades já extintas em outras regiões: o mico-leão-da-carapreta e o papa gaio-chauá. Além disso, grande parte do território municipal, está dentro do chamado complexo lagamar-estuarino, uma teia de canais, ilhotas e mangues consideradaum dos mais ricos viveiros de espécies marinhas.
Franco Iacomini, revista Veja, 9/4/1997.

Veja algumas interjeição e locuções interjetivas e o que elas normalmente exprimem: Advertência: Atenção! Calma! Cuidado! Alegria: Oh!Oh!Oh! Aplauso, aprovação: Bravo!Bis!Mais um! Chamamento:Oi! Ei! Psiu! Desejo: Quem me dera! Tomara! Se Deus quiser! Dor: Ai! Ui! Espanto, surpresa: Oh Ué Uai! Puxa!Medo, aversão; Uh! Oh! Cruz-credo! Silêncio: Psiu! Quieto!

2. GRAMÁTICA – ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA
Tipos de sujeitos Agora que você já viu diversas classes de palavras (substantivo, adjetivo, pronomes, artigos, numeral, verbo, advérbio, e interjeição) vamos retornar o estudo dos termos da oração, iniciado na 5ª série, começando pelos tipos de sujeito. 1 Leia

Os amigos trocavam mensagenstodos os dias. a) Qual o verbo dessa oração? b) Sujeito é o termo sobre qual se faz uma declaração.. Identifique-o na oração acima. c) Se o predicado é aquilo que se declara do sujeito, qual é o predicado da oração? 2 Identifique o sujeito das orações a seguir. a) A temperatura estava baixa na cidade. b) Uma carta me traria muita alegria. c) As férias chegaram! d) Chegaram notícias do amigodistante. e) O pessoal da minha classe só lê gibis. f) A avó de Anita adora livros.

Prática de produção de texto.
Escreva um texto expressando o que você acha das leis que proíbem a derrubada de árvores.

Gramática – análise e reflexão lingüística.
Interjeição Leia as frases: Ei, mano, é roubada, vamos embora, mas me dá seu endereço, me conte dos filmes...

O elemento básico do sujeito recebeo nome de núcleo do sujeito. Veja: Os dois amigos trocavam mensagem todos os dias. | Núcleo do sujeito: amigos (Substantivo) Quando o sujeito apresenta apenas um núcleo, como na frase acima, dizemos que ele é simples. Quando o sujeito apresenta mais de um núcleo, ele é composto. 3 Identifique o sujeito das orações e os núcleos de cada sujeito. a) Os alunos e professores festejaram o dia doestudante. b) Carlos e seus amigos combinaram a excursão. c) Pais e filhos compareceram a reunião.

Ah, eu ficava bastante em casa, ultimamente tô preferindo a rua. As palavras ei e ah são gramaticalmente classificadas como interjeições. As interjeições exprimem uma emoção ou um sentimento que se tem em determinado momento. Na fala, a entonação, a expressão facial e corporal revelam o sentido da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • texto
  • texto
  • Texto
  • Textos
  • Texto
  • Texto
  • Texto
  • Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!