textos multiusos

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
Texto Expositivo-Argumentativo

O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida. Consente, por isso, apossibilidade de se polemizar em torno de uma questão e de se recorrer a outros referentes como suporte da estratégia de argumentação.
texto expositivo‐argumentativo deve evidenciar uma análise crítica e pessoal, fundada numa gestão adequada e num uso pertinentes relativos ao autor, à obra, ao movimento ou ao período em consideração.
Esta tipologia procura defender uma tese, apresentando dados eobservações que a confirmem. Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa do tema. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida. Consente, por isso, a possibilidade de se polemizar em torno de uma questão e de se recorrer a outrosreferentes como suporte da estratégia de argumentação.
Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema.
Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
Desde a antiguidade, a filosofia e a políticarecorreram à argumentação, discutindo e aduzindo razões para fazerem valer as suas ideias e opiniões. Os sofistas eram mestres da fala; Sócrates ouvia e apresentava objeção aos argumentos; Aristóteles dizia que se conhecer era formar proposições (afirmações), tornava-se necessário examinar os modos como elas eram construídas; através de "silogismos" (raciocínios) procurava encadear as proposições(premissa maior e premissa menor) até formar o conhecimento (conclusão). Na época medieval, a argumentação partia de uma disputa que exigia a formulação de um problema e argumentos a favor e contra, uma solução e respetiva fundamentação e, por fim, respostas às objeções encontradas ou supostas. Nos nossos dias, a argumentação ainda utiliza regras desta arte filosófica.
Argumentar é exprimir umaconvicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor. É, pois, necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convicente.
A argumentação apela não só à nossa racionalidade (ex. discurso político, sermões do Padre António Vieira), como também à nossa emotividade (ex. texto publicitário).
Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossasideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.

É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça.Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinião.
Geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a conclusão. Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser dediferentes tipos: exemplos, comparação, dados históricos, dados estatístico, pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais, depoimentos - enfim tudo o que possa demonstrar o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. A conclusão pode apresentar uma possível solução/proposta ou uma síntese. Deve utilizar título que chame a atenção do leitor e utilizar variedade padrão de língua.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arena multiuso
  • Luvas multiuso
  • arena multiuso BNDS
  • FISP (Veja Multiuso)
  • Gestão de Arenas Multiuso
  • Gestão e administração de arenas poliesportivas e multiuso
  • Monografia arena multiuso prancha 1
  • Textos e Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!