TEXTO, ESCRITA E LEITURA: CONCEITOS A SEREM APROFUNDADOS POR ACADÊMICOS E PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

2065 palavras 9 páginas
TEXTO, ESCRITA E LEITURA: CONCEITOS A SEREM APROFUNDADOS POR ACADÊMICOS E PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

INTRODUÇÃO
No começo dos anos dois mil, época em que comecei cursar o ensino fundamental e médio, era notória a falta de aprofundamento em sala de aula dos professores de Língua Portuguesa acerca dos conceitos de texto (e seus fatores), escrita e leitura, pois os mesmos carregavam uma bagagem didática onde seguiam teorias impostas pelas Diretrizes e mascavam planejamentos de aula cansativos e ultrapassados. Dessa forma, analisamos a séria dificuldade de assimilar tais conceitos de forma mais aprofundada.
Os professores de Língua Portuguesa, inclusive os meus professores, miravam o texto do aluno, a conhecida redação escolar, onde a função seria corrigir e analisar se o texto é coerente e legível (ou o oposto), fazendo assim com que a produção textual fosse apenas uma forma de avaliação, sem tomar como consideração conceitos mais relevantes, e principalmente, fazendo o aluno perder o “gosto” pela escrita por se tornar uma atividade de todo teórica.
Dessa maneira, temos como principal objetivo rever os conceitos de texto (e textualidade), leitura e escrita com embasamento nos dez textos estudados em sala de aula. Assim, abrindo um leque de relevância desses conceitos para acadêmicos (futuros professores) para atuar de forma diferenciada no ensino da Língua Portuguesa.

1. TEXTO O conceito de texto conforme Siqueira (1990) consiste em introdução, onde o assunto geral é exposto, uma unidade que consiste na manutenção da referência e da tematização do mesmo. Ainda, segundo Siqueira (1990), um texto pode ser formado por uma palavra, como uma placa de trânsito, uma frase, um período, um ou mais parágrafos.
Maria da Graça Costa Val (1993) define texto como uma “ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sócio comunicativa, semântica e formal” devendo ser percebido como todo coeso. O contexto sociocultural em que se

Relacionados