Texto As Tran As De Rapunzel E Seus Poss Veis Significados Na Ado O O Desejo Que Se Insere No Corpo

956 palavras 4 páginas
Texto: As tranças de Rapunzel e seus possíveis significados na adoção: o desejo que se insere no corpo (CAMPOS, 2010, p.151 – 156).
I. “Educar é diferente de consertar, reformar.” (Pag.153).
Educar vai muito além de ditar regras e normas a uma criança/adolescente, a educação em geral vem com o amor, à criança não pode cumprir normas por medo, mas sim por temor (gerado pelo amor). Educar e instruir uma criança são tarefas fundamentais para um crescimento saudável e para a sua inserção na sociedade. Quando é falado que uma criança precisa ser “consertada” acaba se relacionando com uma mercadoria, não como uma vida, fazendo assim, um sufocamento de possibilidades criativas.

II. “Uma relação afetiva pode ser vista como uma trança, é construída no tempo, e também é necessário investimento mutuo daqueles que a estabelecem para reunir.” (Pag. 151)
Com essa citação o autor quis mostrar a relação da estória da Rapunzel com as questões de relacionamento. Trançar um cabelo exige paciência e habilidade, assim como para construir um relacionamento tem que haver paciência para haver respeito, um relacionamento deve ser construído com força, assim como as tranças de Rapunzel eram representadas na estória. A trança quando é cortada representa a o rompimento da relação entre o príncipe e a princesa, e marca o inicio de uma batalha com sua mãe. Quando um laço afetivo é cortado ele traz graves consequências para ambas às partes, quando é feito a força pode trazer como consequência a vingança.

III. “A sociedade brasileira valoriza e se idealiza branca, ou no máximo, morena clara. Muitos adotantes alegam que não gostariam de acolher uma criança negra, não porque eles tenham preconceito, mas porque se preocupam com a aceitação da criança pela sociedade e/ou da aceitação da diferença pela criança” “Rapunzel é o objeto de desejo da bruxa.” (Pág. 152).
Estudos apontam que a sociedade brasileira prefere adotar crianças que sejam brancas, e de preferência do sexo feminino, isso é

Relacionados