Texto 11 Como elaborar um quesitonario

12325 palavras 50 páginas
Laboratório de Psicologia Experimental
Departamento de Psicologia – FUNREI
Disciplina: Método de Pesquisa Quantitativa

TEXTO 11: COMO ELABORAR UM QUESTIONÁRIO.

Autora: Prof. Marina Bandeira, Ph.D.

O Texto anterior programado para este curso, que trata dos Métodos de Coleta de Dados de uma pesquisa, apresentou dentre os diversos métodos possíveis de coletar dados, o uso do questionário.
O texto que se segue servirá para aprofundar seus conhecimentos sobre o questionário como método de coleta de dados em uma pesquisa. Este texto consiste em um capítulo de um livro sobre Avaliação Psicológica, que é uma coletânia organizada pelo Dr. Pasquali do Instituto de Psicologia da UnB, onde há um Laboratório de
Avaliação Psicológica.
Neste texto você aprenderá os princípios básicos que devem nortear a elaboração de um questionário visando colher dados em uma pesquisa. A elaboração de um questionário para coleta de dados só é aconselhável se não existir nenhuma escala ou teste psicológico já validado para avaliar o conceito que você pretende medir. Por exemplo, se você vai medir o grau de depressão dos sujeitos de uma pesquisa, você deverá utilizar testes conhecidos e validados deste construto de depressão, como por exemplo, o Inventário de Beck. O uso dos mesmos instrumentos pelos diversos pesquisadores da área serve para aumentar a comparabilidade dos resultados das diversas pesquisas. Caso contrário, podemos obter resultados divergentes de outros pesquisadores devido ao instrumento de medida diferente que utilizamos.
Entretanto, muitas vezes você quer colher dados para os quais não existe nenhum instrumento de medida já desenvolvido. Neste caso, você precisará desenvolver um questionário.

Laboratório de Psicologia Am biental
Sé rie : Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, 2003, Nº 01

Universidade de Brasília
Instituto de Psicologia

Como Elaborar um Questionário
Hartmut Günther
São três os caminhos principais para compreender o comportamento humano no contexto

Relacionados

  • indisciplina
    9499 palavras | 38 páginas
  • “ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: A SISTEMATIZAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO”
    72360 palavras | 290 páginas