Testetete

322 palavras 2 páginas
PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL I

Profª Marcia Fortes Wagner

Aluna: Silvana Heinz – Acadêmica da Escola de Psicologia - Nível III

ANÁLISE PESSOAL DO FILME ILHA DO MEDO

ComLeonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley

O objetivo deste trabalho é analisar as ações apresentadas no filme Ilha do Medo, produzido em 2010, com direção de Martin Scorsese. A análise seráfeita com foco no personagem principal Teddy, representado por Leonardo DiCaprio. Além disso, também serão observados alguns conteúdos trabalhados na disciplina de Psicologia Cognitivo-Comportamental Irelacionados com questões apresentadas no filme.

O filme inicia com Leonardo Di Caprio, no papel de Teddy, e Mark Ruffalo como Chuck, dois agentes federais chegando numa Ilha para investigar odesaparecimento de uma mulher internada num Hospital Psiquiátrico. Durante o transcorrer da história vários sentimentos são observados: medo, incerteza, desconfiança, o que faz com que a pessoa queestá assistindo o filme se prenda ao enredo e apenas na parte final chegue a algumas conclusões.

A primeira que percebo é como nós seres humanos temos medo e muitas vezes utilizamos na loucura ouno sonho uma forma de se proteger do real. Por vezes o real é tão doído, machuca tanto, que o negamos, como se ele (o real) fosse diferente ou nem existisse. Fica evidente no filme como a mentehumana é complexa e dos atalhos que a mente pode utilizar para lidar com um trauma, vivenciando e habilmente criando “mentiras” que se tornam verdades numa mente perturbada por uma grande dor.

Medo édefinido por muitos como um mecanismo de defesa, que atua de forma que a pessoa que o sente fique alerta frente ao perigo. É a resposta psicológica para que se possa garantir a sobrevivência em umasituação de risco ou de dor causada por um grande trauma. Podemos ver sentimentos de dor, medo, negação, através dos terrores psicológicos, flash-backs e pesadelos apresentados no filme que leva

Relacionados

  • testetete
    333 palavras | 2 páginas