Teste

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Pra que serve a sustentabilidade?
A sustentabilidade tem por finalidade atender as necessidades da geração presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Ela é composta por três dimensões: econômica, ambiental e social, sendo que elas devem ter relações entre si.

Para agir de acordo com a sustentabilidade, devemos ter um planejamento a longo prazo e entender que nossasatitudes do dia-a-dia impactam diretamente nesta questão.
A importância da Sustentabilidade no mundo do trabalho;
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram maisconscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente ea sociedade como um todo.
A exigência de uma nova ética;
É aqui que entronca a questão da ética. Como nunca antes na história do pensamento, a palavra “Ethos” em seu sentido originário ganha atualidade. “Ethos” em grego significa a morada humana, aquele espaço da natureza que reservamos, organizamos e cuidamos para fazê-lo nosso habitat. A partir dele nos enraizamos, estabelecemos nossasrelações e elaboramos o sentimento tão decisivo para a felicidade humana que é o de “sentir-se em casa”.
Ocorre que “Ethos” hoje não é apenas a morada que habitamos, a cidade na qual vivemos, o país no qual nascemos. “Ethos” é a Casa Comum, o Planeta Terra. Precisamos de um “Ethos” planetário. Como fazer que esta única Casa Comum que temos para habitar possa incluir a todos, possa se regenerar das chagasque lhe infligimos, possa se manter viva e assegurar sua integridade e beleza?
Essa ética não pode ser imposta de cima para baixo.
Ela deve nascer da essência do humano. Deve poder ser compreendida por todos. E praticada por todos sem a necessidade de mediações explicativas complexas que mais confundem do que convencem. Ela supõe uma nova ótica que dê as boas razões para a nova ética e seusvalores.
Quero apoiar-me em dois documentos que já recolhem certo consenso oficial. Eles podem ser guias para o tema da Ética e da Sustentabilidade. O primeiro é internacional, assumido pela UNESCO no ano 2000: A “Carta da Terra”.
O outro é latino-americano e representa o pensamento de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e o Caribe do ano 2002 que leva como título: “Manifesto por laVida. Por una Ética para la Sustentabilidad” (México 2003). Se bem reparamos ambos os documentos têm muito em comum com as Metas do Milênio da ONU. Utilizo livremente as intuições daqueles textos, dando-lhes uma elaboração pessoal.
O pano de fundo é bem expresso na introdução da “Carta da Terra”:”As bases da segurança global estão ameaçadas”. Esta situação nos obriga a “viver um sentido deresponsabilidade universal, identificando-nos com toda a comunidade de vida terrestre bem como com a nossa comunidade local”. A situação é tão urgente que obriga a “humanidade a escolher o seu futuro. A nossa escolha é: ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a devastação da diversidade da vida”. Posta esta plataforma, continua a “Carta daTerra”, “necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionar um fundamento ético à comunidade mundial emergente”.
Desenvolvimento sustentável: discursos e práticas;
Os conceitos de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável têm como definições básicas as decisões estratégicas e operacionais das empresas. Trata-se de como devem ser observados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste
  • Teste do teste
  • Teste teste
  • teste teste
  • Teste teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!