teste

Páginas: 12 (2931 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BEATRIZ BOSQUETTE ROVARIS
JÚLIA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MOISÉS VITORIO MOREIRA
ESTUDO DA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO E OS FATORES QUE AFETAM
CRICIÚMA, 2014
BEATRIZ BOSQUETTE ROVARIS
JÚLIA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MOISÉS VITORIO MOREIRA
ESTUDO DA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO E OS FATORES QUE AFETAM
Relatório apresentado àdisciplina Química Experimental II, da 2ª fase do Curso de Engenharia de Produção ministrada pelo professor Emerson Colonetti.
CRICIÚMA, 2014
1 INTRODUÇÃO
Em virtude das diferenciadas formações de substâncias que pode ocorrer no dia a dia, o estudo da cinética química nos auxilia a identificar os fatores que influenciam na velocidade das reações. Essas reações podem ser rápidas ou lentas, dependo dotipo de substância que esta sendo utilizada.
O presente trabalho tem por objetivo mostrar de forma prática e teórica alguns desses fatores, tais como; efeito da concentração, tempo de uma reação, uso de catalisadores e temperatura que ocorrem nas reações. Todavia, esses fatores dependem das substâncias que se esta reagindo, de trocas iônicas e do tempo da reação com que se formam ou se rompem.Portanto, a cinética química se faz importante, pois explica alguns fenômenos que encontramos na indústria, em laboratórios e até mesmo em nossa casa, como por exemplo, a oxidação de um ferro, alimentos cozidos sob pressão entre outros.
2 OBJETIVOS
Os experimentos neste descritos tem como objetivos:
Determinar os fatores que afetam a velocidade de uma reação;
Estudar a velocidade de umareação.

3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO

A área da química que estuda as velocidades com que ocorrem as reações químicas é denominada cinética química. A palavra “cinética” sugere movimento ou mudança;(RAYMOND CHANG 2010).
Por que precisamos saber sobre o assunto? A cinética química nos dá subsídios para entender como as reações químicas ocorrem em nível atômico, o que nos levaao coração da química. Isso nos permite, por exemplo construir um modelo para atmosfera – os efeitos nocivos dos poluentes, bem como os processos naturais que influenciam nosso clima. A cinética química é importante na biologia e na medicina porque a saúde representa um balanço entre um grande número de reações que ocorrem em nosso organismo. O desenvolvimento de catalisadores, que são substânciasque fazem com que as reações ocorram mais rapidamente, é um ramo da cinética química que é crucial para a solução de problemas importantes, tais como a fome no mundo e o desenvolvimentos de novos combustíveis. (PETER ATKINS, LORETTA JONES, 2001).
3.2 FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. As velocidadesde uma reação são expressas pelas leis de velocidades, ou pelas conhecidas leis empíricas, que se originam a partir de produtos e concentrações de reagentes. As reações químicas podem ser alteradas, pois além da mistura de produtos e reagentes, existem outros fatores que influenciam na velocidade da reação. Pode-se dentre elas citar:

resultado desse procedimento (a medida da grandeza) deveconter as seguintes
informações: o valor da grandeza, a incerteza da medição e a unidade. Além disso, para que qualquer indivíduo saiba avaliar ou mesmo reproduzir uma medição, é importante qualificar o tipo de incerteza que foi indicada, bem como descrever como foi feita à medição.
Utiliza-se a seguinte fórmula para o cálculo de erro de escala:
M = (m ± Δm) u
Onde Onde 'm' é a medida, 'Δm' é oerro (medida da confiabilidade) e o 'u' é a unidade utilizada.
Quando se pretende medir o valor de um objeto, pode-se realizar apenas uma ou mais medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste
  • Teste do teste
  • Teste teste
  • teste teste
  • Teste teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!