Teste do pezinho: gotas de responsabilidade, efetivando a cidadania

1600 palavras 7 páginas
TESTE DO PEZINHO:
GOTAS DE RESPONSABILIDADE, EFETIVANDO A CIDADANIA

Elizabete Cristina CALAFANGE DA SILVA
Magaly de Brito Lima CAVALCANTI

A Triagem Neonatal popularmente conhecido como teste do pezinho, apesar de englobar outros exames (como o Teste da Orelhinha, voltado para evitar o comprometimento da audição do bebê, e o Teste do Olhinho que possibilita a avaliação doenças como o glaucoma), tem como um dos fatores determinantes para que ocorra a realização tardia, ou mesmo a não realização do teste, a falta de informação ou esclarecimento a respeito deste, visto que esse teste existe desde a década de 1970, e teve como pioneira na sua implantação a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
O exame é capaz de detectar algumas doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolve no útero), pois é através da identificação precoce que se torna possível tratar doenças que podem causar seqüelas irreversíveis a saúde da criança.
O Hospital Central Coronel Pedro Germano (HCCPG), dispõe de uma equipe multidisciplinar para atender, diagnosticar, orientar e acompanhar o tratamento das doenças identificadas possui ainda um posto de coleta, ou seja, os requisitos mínimos e obrigatórios para torna-se uma referência nesse tipo de serviço.
Apesar disso, percebemos a necessidade de um trabalho voltado para a informação e esclarecimento junto as mãe e familiares do recém-nascido (enquanto usuários do SUS) sobre os serviços oferecidos pelo HCCPG, mais precisamente o teste do pezinho.
A escolha desse trabalho deve-se ao fato de percebermos que mesmo existindo essa estrutura e do teste do pezinho ser obrigatório, muitos pais não retornam ao hospital para realizar o teste. Haja vista, que a coleta de material para o teste só acontece a partir do 5º(quinto) dia do nascimento da criança, período em que a mãe já recebeu alta da maternidade que funciona no HCCPG.
A problematização que ora iremos apresentar, tem como tantas

Relacionados

  • Agenda da Criança
    24191 palavras | 97 páginas
  • Técnico de Enfermagem
    70422 palavras | 282 páginas