teste de isolamento

Páginas: 8 (1804 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Prever a falha do motor com os testes de isolamento
David E. Schump
Baker Instrument Company, Fort Collins, CO
Resumo – Motores elétricos confiáveis são essenciais para a operação de qualquer planta, é especialmente grande o papel integrador nas fábricas. Este artigo descreve os mecanismos de deterioração no trabalho dos motores e métodos de ensaio que podem ser utilizados para avaliar acondição elétrica dos enrolamentos do motor. Estes testes, combinados com um programa de monitoramento de vibração, pode fornecer uma capacidade de manutenção do motor pró-ativamente.
Isolamento do motor mecanismos de deterioração
Condições térmicas
Refrigeração pobre é uma das causas comum de insuficiência de temperatura no isolamento. Refrigeração inadequada é causada por conexões de dutos derefrigeração ou poeira acumulada sobre os enrolamentos. Mantendo o motor limpo promove a dissipação do calor e prolonga a vida útil do isolamento. As temperaturas elevadas podem tornar o isolamento quebradiço e ou encolhido. O encolhimento pode permitir que o enrolamento vibre, permitindo que o cobre enrolado entre em contato com o núcleo de aço do motor.
Se o isolamento é sujeito aoencolhimento, as cunhas podem afrouxar ou ser totalmente perdidas, ou a embalagem lateral da bobina pode permitir demasiado movimento das bobinas. Quando isso acontece, as ranhuras entre as bobinas aumentam, levando à quebra do isolamento restante. Motores de média e de alta tensão, descargas parciais aumentam se o material semicondutor sobre a superfície da bobina é perdido. As descargas positivas podemcausar a deterioração e a oxidação na superfície da bobina, corroendo isolamento e levando a falha.
Os motores na função cíclica, iniciados frequentemente sob carga pesada pode reter o calor desenvolvido pela corrente de partida até níveis prejudiciais de temperatura no enrolamento. O calor é retido não apenas nos enrolamentos do motor, mas também no material do núcleo. Frequentes partidas podemlevar também as barras do rotor ficarem rachadas em motores grandes. Alguns motores duram mais quando funcionam de forma continua durante longos períodos de tempo.
Contaminação
Alguns tipos de contaminação causam danos no isolamento através da reação química, mas os danos podem ocorrer se qualquer reação química estiver presente. A contaminação por óleo é uma causa comum de deterioração doisolamento. Ele pode permitir um aumento da fuga de corrente e incentivar o acúmulo de poeira trazida por meio do ar de arrefecimento. Pó abrasivo trazidos pelo ar de arrefecimento não precisam se acumular nos enrolamentos para causar danos; ele pode corroer o isolamento até o ponto de falhar.
Condição de tensão
Se um motor falta uma fase, uma parte do enrolamento aumenta a temperatura drasticamente,mas o isolamento necessariamente não precisa falhar antes de a energia trifásica ser restaurada. Em tais casos, o motor pode continuar funcionando despercebidamente, mas trazendo danos irreversíveis ao isolamento.
Subtensão causa estresse de temperatura no isolamento, porque a operação do motor com tensão menor que a placa funciona mais quente que se fornecido na tensão adequada. Para uso geralos motores de indução utilizados em plantas industriais são realmente mais tolerantes a pequenas sobre tensões que subtensões.
Por sua vez um novo stress tem sido adicionado ao isolamento com o uso generalizado dos acionamentos de velocidade ajustáveis de largura de pulso moduladas. Essas unidades controlam a corrente para o motor, produzindo pulsos de ondas quadradas de duração ajustável. O novoIGBT (Insulated Gate Bipolar Transistors) unidades baseadas em produzir frequências de comutação de até 20 mega-hertz com tempos de subida de tensão muito curtos, tipicamente 100 nano segundos ou menos. Estes pulsos rápidos crescentes podem produzir tensões no estator muito acima do seu nível normal de funcionamento. Esta alta tensão pode levara à formação de arco intermitente (descarga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isolamento
  • Isolamento
  • Isolamento
  • Isolamento
  • Isolamento em transformadores
  • Isolamento termico
  • ISOLAMENTO TÉRMICO
  • Isolamento social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!