teste: bfp, bpr5, sds

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
BFP (5 grandes fatores): extroversão, socialização, realização, neuroticismo, abertura a novas experiências.
avalia personalidade através da análise fatorial, pode ser replicado em várias línguas, pois tem traços comuns mto gerais, observáveis em váriasculturas. Utilidade: Pesquisa,Avaliações clínicas e psicodiagnóstico, psicologia do trabalho eorganizacional, triagem em instituições de saúde, Orientação 
profissional, Psicologia forense, escolar e educacional e neuropsicológica. 
Correção: copiar o valor de cada item em cada subfator, itens positivos: somar todas as pontuações e dividir pelo número de itens daquele subfator (como apontado na folha de correção),  itens negativos somar os positivos, inverter os negativos (fazendo a conta 8 menos a resposta do sujeito), somar os positivos e negativos edividir pelo número de itens, fazendo o msm para tdos os subfatores, no fim soma-se os subfatores para obter a pontuação CGF. 

SDS: está relacionado a orientação profissional, que utiliza o teste como sendo um instrumento específico para ajudar na identificação de características psicológicas associadas às diversas áreas de trabalho, é dividido em: 6 tipos de personalidade ( realista,investigativo, artístico, social, empreendedor e convencionais) e 6 ambientes. É divido em formas: R (regular), E ( suj. com menos habilidades para leitura), CE (para alunos do último ano fundamental e ensino médio), CD (adulto em transição profissional). Material: caderno autoavaliação, com instruções e itens divididos nas seções: carreiras que tenho pensado, atividades, competências, carreiras eautoavaliação de habilidades, pode ser aplicado individualmente ou não, não tem tempo limite. Correção: soma os resultados das 4 seções para obter o total de cada tipo, então soma-se as respostas afirmativas de cada item das seções, e soma as respostas das habilidades, para obter o escore total. 


BPR-5: avalia a inteligência, fazendo uma avaliação simultânea do raciocinio geral e das aptidões dosuj., tem 5 subtestes: RVerbal, RAnalógico, RNumérico, RMecânico, REspacial. Tem a forma A( 6ª - 8ª série)  e B (ensino médio 1º ao 3º), aplicar na ordem: RV,RA,RM e RE, RN (tempo total 1h40min). Correção: soma-se os acertos em cada prova, para obter escore padrão e o percentil, a inversão das respostas sendo q tem q acertas 2 vale 1ponto, soma-se todos os resultados para obter o EG, os escores sãoconvertidos em EPN, que tem uma pontuação de acordo com as tabelas A, B e C. 



LAUDO: Tem um valor cientifico, o qual deve descrever situações, condições psicológicas, as quais serviram de base pra uma posterior avaliação psicológica, tem como finalidade relatar encaminhamentos, intervenções, diagnósticos, sugerir e/ou solicitar uma proposta terapêutica. Deve ser escrito de maneira clara,para que os demais profissionais que possam vir a ter contato entendam facilmente. Devendo ser guardados pelo psicólogo durante pelo menos 5anos, podendo ter de permanecer durante mais tempo em determinados casos.
O material é restrito aos psicólogos, se houver uma interrupção do caso, o mesmo deve ser transferido com todo o sigilo necessário para o psicólogo responsável, caso ocorra a sua extinçãoesta deve ser informada ao Conselho Regional de Psicologia para acompanhar o material.
Guarda adequada do material: facilita a recuperação de documentos, que podem servir como meio de prova idônea para instruir em processos disciplinares e em defesa legal, além de ser útil à produção e acúmulo de conhecimento cientifico, à pesquisas.
5 itens de avaliação da estrutura do laudo:
1.Identificação: nome do psicólogo, nº de registro profissional, nome do interessado, assunto/finalidade do documento.
2. Descrição da demanda: qual é a problemática, motivos e justificativa.
3. Procedimentos: recursos, instrumentos utilizados na avaliação do sujeito
4. Análise: exposição descritiva e objetiva dos dados da ou situações relacionadas à demanda.
5. Conclusão: resultados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BFP
  • LAUDO DO TESTE BPR5
  • bfp teste personalidade
  • BPR5
  • Bpr5
  • BFP
  • SDS
  • SD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!