test

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
Nosso planeta está super lotado? Quantas pessoas ele ainda é capaz de suportar? Podemos realmente falar da população mundial? Algumas respostas com o demógrafo suíço Philippe Wanner.
Durante oséculo XX, a população mundial explodiu de 1,6 bilhões em 1900 para 6,1 bilhões em 2000. O crescimento deverá continuar durante todo o século XXI.
O fenômeno da transição demográfica não deve acontecer tãorapidamente como o esperado em algumas partes do globo. Segundo as projeções da ONU, em 2011, oficialmente no dia 31 de outubro, seremos 7 bilhões a morar no planeta.
Na primeira parte da entrevistaconcedida à swissinfo.ch, o demógrafo suíço Philippe Wanner, professor da Universidade de Genebra, destaca a dificuldade em prever a evolução da população mundial.
swissinfo.ch: No dia 31 de outubrode 2011, a Terra irá cruzar o limiar simbólico dos 7 bilhões de habitantes, de acordo com as projeções feitas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Devemos comemorar ou ficar preocupadoscom esta data?
Philippe Wanner: É uma boa notícia, porque esse cabo é o resultado de uma série de conjunções favoráveis: a diminuição da mortalidade infantil, por um lado, e o aumento da esperançade vida, do outro. Em todas as idades, o número de sobreviventes cresce, eu considero isso um acontecimento positivo.
swissinfo.ch: Em um relatório datado de 2008, a ONU previu que a população mundialatingirá um pico de 9 bilhões em 2050, antes de se estabilizar. Em maio deste ano ela lançou um novo relatório prevendo um pico da população para 10,1 bilhões em 2100. O que explica esta mudançasúbita?
PW: É muito difícil prever as mudanças demográficas, particularmente no contexto de fertilidade muito elevada. Um ou dois nascimentos a mais por mulher é suficiente para causar um efeitomultiplicador em três ou quatro gerações. As Nações Unidas têm levado em conta as novas tendências, que incluem um lento declínio da fecundidade em alguns países como o Níger. Isso explica a diferença na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Test
  • Test
  • Tests
  • tests
  • Test
  • test
  • Test
  • Test

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!