Terror Atômico

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A bomba atômica é um ícone da Era Contemporânea. Ela não foi criada pelos japoneses, mas foi no Japão que ela foi pela primeira vez usada contra pessoas, durante a 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945. Desde então, a bomba atômica tornou-se símbolo negativo do engenho humano e brinquedo predileto almejado por líderes políticos do mundo, sendo que o povo japonês detém até hojeo trágico recorde de ter sido a única nação a experimentar na carne os efeitos de um bombardeio atômico
ARMAS ATÔMICAS - EUA X URSS
A competição entre os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS) por áreas de influência e os interesses da altamente lucrativa indústria bélica desencadearam uma corrida armamentista.
Em 1949, as duas superpotências possuíam a bomba atômica.Então passaram a investir quantias cada vez maiores em armas nucleares. No final de 1952 os Estados Unidos descobriram o modo de fazer a Bomba H. A primeira delas testada no Pacífico, tinha uma potência 4 mil vezes superior à bomba atômica. No ano seguinte, a União Soviética já possuía a mesma arma.
Por um lado, essa corrida exigia altos investimentos do Estado, provocando o aumento deimpostos, além de trazer sérios prejuízos ao meio ambiente. Por outro, enriquecia os envolvidos na fabricação de armas e outros equipamentos, como abrigos antiatômicos.
Tanto nos Estados Unidos quanto na União Soviética, as pessoas suspeitas de simpatizar com o país adversário eram perseguidas e duramente reprimidas. Nos Estados Unidos dos anos 1950, o inimigo número 1 do comunismo era osenador norte-americano Joseph McCarthy, conhecido como "caçador de comunistas".
O macarthismo - movimento que recebeu esse nome por ter sido liderado por McCarthy, perseguiu e levou à prisão cientistas, escritores, artistas, professores e funcionários do governo. Essa campanha anticomunista ocorreu entre 1950 e 1954, período em que MacCarthy dirigiu o Comitê de Atividades Antiamericanas do senado.Desde o discurso de Churchill, em 1946, até a queda do muro de Berlim em 1989, a Guerra Fria fez parte do dia-a-dia das pessoas. Os meios de comunicação norte-americanos veiculavam cotidianamente a ideia de que a qualquer momento a União Soviética iria lançar uma bomba atômica sobre os Estados Unidos.
Na União Soviética, o ódio à superpotência rival também era alimentado porperseguições, queima de livros, prisões e mortes. O líder da luta contra o "imperialismo ianque" na União Soviética era o próprio chefe de Estado soviético, Joseph Stalin. Ele mandava fuzilar, prender em hospitais psiquiátricos ou trabalhar em regime de escravidão em campos de concentração todos aqueles que discordassem de suas ideias. Com sua morte em 1953, seus crimes começaram a ser conhecidos, graças àsdenúncias de seu sucessor Nikita Krushev.
BOMBA H
Em 1961 em nova Zelândia foi testada a primeira bomba H do mundo, vários padrões de segurança foram tomados. A Bomba foi levada ao campo de teste por um avião bombardeiro Tu-95 especialmente modificado, que levantou voo de uma base aérea na península de Kola, pilotado pelo Major Andrei E. Durnotsev.
O bombardeiro foi acompanhado deum avião de observação Tu-16, que coletou amostras do ar e filmou o teste. Ambos os aviões foram pintados com uma tinta reflexiva especial de cor branca para limitar os danos causados pelo calor gerado pelo teste. A bomba de 27 toneladas era tão grande (8 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro) que as portas de lançamento e os tanques de combustível das asas do Tu-95 tiveram de serremovidos. Ela foi presa a um paraquedas de retardo de queda que pesava mais de 800 quilos, o que dava a ambos os aviões a possibilidade de voar para pelo menos 45 km de distância do ponto zero de detonação.
Se houvesse uma falha nesse retardo, a bomba ou teria atingido a sua altitude de detonação mais rápido do que o previsto tornando o teste uma missão suicida para os aviões, ou atingiria o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TError
  • Terror
  • Terror
  • Terror
  • terror
  • TERROR
  • terror
  • Terror

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!