marcantismo

404 palavras 2 páginas
Mac arthismo

Macarthismo foi um movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy, esse movimento tinha como finalidade perseguir as pessoas que eram a favor do comunismo, e também as pessoas que realizavam atividades antinorte-americanas. Esse intenso movimento deu-se por causa da política norte-americana, e a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética na Guerra Fria pela hegemonia do planeta após a Segunda Guerra Mundial.
Tudo começou com o surgimento da lei Lei MacCarran-Nixon, de 1950. Essa lei exigia o que todas as organizações simpatizantes do comunismo se registrasem. McCarthy era o responsável pelas subcomissões de investigação do Senado, que realizavam uma ''caça às bruxas''.
Até que houve a explosão da primeira bomba atômica soviética. Essa explosão pôs fim ao monopólio atômico norte-americano, dando a vitória aos chineses que eram dirigidos pelo Partido Comunista. Esse partido buscou criar um clima de terror aos norte-americanos, ameaçando-os de um ataque atômico contra o seu território. Isso fez com que os Estados Unidos ativasse um moderno tribunal que se chamava "Comitê de Atividades Antiamericanas". Foi aí que o senador Joseph McCarthy conseguiu ser a figura chave do anticomunismo, nesse período o cinema e a arte tornaram-se um dos alvos principais dos "caçadores de comunistas". Daí veio o termo ''caça as bruxas''. Muitos cineastas passaram a ser interrogados levando muitas carreiras a ser destruídas, mas no final das contas apenas dez pessoas foram presas, esse fato ficou conhecido como "Dez de Hollywood".
McCharty fez o que ninguém esperava, ele traiu o próprio país ao investir violentamente contra o próprio governo republicano e o exército, até que o senador foi afastado. Mas além de deichar sua marca na história, ele nos deichou os seus dois seguidores o inquisidor-mor Richard Nixon e o delator Ronald Reagan. Embora o Bush não tenha feito parte diretamente do acontecimento ele busca todo o tempo

Relacionados