territorios quilomboloas

1896 palavras 8 páginas
TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

1. Breve histórico: Quilombolas é designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.
Mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988. Essas comunidades estão dispersas pelo território brasileiro em estados como: Pará, Bahia, Maranhão, Amapá, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
Os quilombos foram locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes no Brasil e no Suriname, abrigando também minorias indígenas e brancas. Os escravos fugiam das fazendas, entre os séculos XVI e XIX, e se abrigavam nos quilombos. O mais famoso deles na história do Brasil foi o de Palmares. Denominam-se "quilombolas" os habitantes dos quilombos. Atualmente, as comunidades quilombolas passam por um processo de reconhecimento legal de sua existência por parte dos governos nacionais e das organizações internacionais.
1.1 Características.
Tradicionalmente, os quilombos eram das regiões de grande concentração de escravos que não aceitavam o cristianismo, afastado dos centros urbanos e em locais de difícil acesso. Existem registros de quilombos em todas as regiões do país. Os seus habitantes denominados de "quilombolas", eram, originalmente, agrupamentos de ex–escravos fugidos de seus senhores desde os primeiros tempos do período colonial. Em algumas épocas e locais, tentaram reproduzir a organização social africana, inclusive com a escolha de reis tribais.
Quanto à violência praticada pelos quilombos e quilombolas, Luiz Gonzaga da Fonseca, no seu livro "História de Oliveira", na página 37,

Relacionados

  • A diversidade é um tema que envolve profissionais
    2001 palavras | 9 páginas
  • Pontos
    16841 palavras | 68 páginas