territorio riograndense

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Território

O Rio Grande do Sul possuí um território de 268.781,896 km² ocupando um pouco mais de 3% do território brasileiro e tendo como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceanoAtlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oesteEstá dividido em 496 municípios. Segundo pesquisas realizadas em 2010, o Rio Grande do Sul possui 10,7 milhões de habitantes correspondendo a6% da população nacional. A densidade demográfica é de 39,8 hab./km².
As cidades mais populosas são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria
Planície litorânea com restinga eareia, planaltos a oeste e a noroeste e depressão no centro são características do relevo.Apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m dealtitude. O ponto mais elevado é a serra Geral, com 1.398 metros de altitude.
Planície costeira : Também conhecida como planície litorânea. Toda a fachada leste do estado é ocupada pela planícielitorânea, que consiste em terrenos arenosos com cerca de 500 km de extensão no sentido nordeste-sudoeste e largura variável.
Planalto Dissecado de Sudeste (Serras de Sudeste): o planalto dissecado de sudestecompreende um conjunto de ondulações cujo nível mais alto não ultrapassa 500 m. Trata-se de um planalto antigo, cuja superfície tabular só foi preservada entre alguns rios. O conjunto está dividido,pelo vale do rio Camaquã, em duas grandes unidades, uma ao norte e outra ao sul, denominadas serras de Herval e Tapes, respectivamente
Depressão Central: Constituída por terrenos da era paleozóica,forma um arco em torno do planalto dissecado de sudeste, envolvendo-o dos lados norte, oeste e sul. Forma um amplo corredor com aproximadamente cinquenta quilômetros de largura média e 770 km deextensão, dos quais 450 no sentido leste-oeste, 120 no sentido norte-sul e 200 no sentido oeste-leste.
Planalto Basáltico: Representa a porção sul do Planalto Meridional do Brasil. O norte e parte do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • territorio
  • territorio
  • Território:
  • territorio
  • Territorio
  • Território
  • territorio
  • Território

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!