o nascimento da filosofia

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A revolução neolítica e as primeiras civilizações
O processo de hominização passou por diversos períodos, até que por volta de 8 mil ou 10 mil anos atrás ocorreu a chamado Neolítico, ou Idade da pedra Polida, caracterizada por verdadeira revolução cultural. Caracterizada por verdadeira revolução cultural. Com o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas e de pastoreio, grupos humanos abandonaram avida nômade, tornando-se sedentários. Desenvolveram também uma arte cada vez mais refinada, além de inventarem formas diferentes de escrita e acumularem saberem diversos. Há cerca de 5mil anos teve inicio o que podemos chamar de civilização nas regiões banhadas por rios. Por isso, os historiadores a conheceram como civilizações fluviais, uma vez que, nessas planícies incrustadas nos desertos, aterra se tornava fértil e o curso d agua favorecia o intercambio de mercadores. Assim surgiram a Mesopotâmia, o Egito, a Índia e a China. Apesar das diferenças entre essas civilizações, todas impuseram governos despóticos de caráter teocrático, em que o poder absoluto do rei ou do imperador se sustentava na crença em sua origem divina. No Egito o faraó era o supremo sacerdote e considerado filho dodeus do Sol, enquanto na china o imperador era Filho do Céu. Esse tipo de organização politica mantinha as sociedades tradicionalistas, apegadas ao passado. A administração burocrática do estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos, recrutava a mão de obra para a construção de grandes templos, túmulos, palácios, monumentos, diques, sistemas de irrigação. Á medida que o estado setornava cada vez mais centralizado e poderoso crescia a importância dos dirigentes, como altos funcionários do governo, sacerdotes e escribas. Surgiu então uma minoria privilegiada pertencente á administração dos negócios. Entre as ultimas estavam os escravos, além de mercadores. Artesãos, soldados e camponeses obrigados a servidão.
A invenção da escrita
Costumava- se chamar de pictográfica aescrita que representava figuras, enquanto em um nível maior de abstração, a escrita ideográfica representa objetos e ideias. Escritas como os hieróglifos egípcios, os caracteres cuneiformes da Mesopotâmia e os ideogramas chineses são ideográficas, ainda quando passaram por etapas anteriores de registro pictográfico, mais pressas á imagem. Já as escritas fonéticas decompõem as palavras em unidadessonoras. Na antiguidade oriental a invenção da escrita não se dissocia do aparecimento do estado, pois a manutenção das máquinas estatal supunha uma classe especial de funcionários capazes de exercer funções administrativas e legais cujo registro era imprescindível. Além das inscrições nas pedras de túmulos e monumentos, os egípcios usavam madeira e papiro para registro das atas administrativas, dajustiça e para as anotações contábeis nas atividades do comercio. Os fenícios destacaram-se como exímios navegadores e excelentes negociantes, e a invenção do alfabeto facilitava enormemente os registros das transações comerciais. A simplicação da escrita contribuiu para que ela deixasse de ser monopólio de uma minoria e perdesse aos poucos o caráter sagrado. Os gregos assimilaram o alfabeto feníciopor volta do século VIII A.C.. Transmitindo posteriormente aos latinos, por meio dos demais chegou até nós.
A educação tradicionalista
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou no seio delas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os segmentos sociais se especializaram entre governantes, sacerdotes, mercadores, produtores eescravos, criando-se uma hierarquia de riqueza de poder. Essas mudanças exigiram uma revolução na educação, que deixou de ser igualitária e difusa, portanto acessível a todos, como nas tribos. Enquanto alguns eram privilegiados, o restante da população não tinha direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante. Em decorrência, estabeleceu-se uma diferenciação entre os destinados aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nascimento da Filosofia
  • O nascimento da filosofia
  • nascimento da filosofia
  • O Nascimento da Filosofia
  • O Nascimento da Filosofia
  • O nascimento da filosofia
  • O nascimento da filosofia
  • Nascimento da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!