Termoresistencia

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
-------------------------------------------------
Termorresistência
-------------------------------------------------
Uma termorresistência (RTD do inglês Resistance Temperature Detector) é uminstrumento que permite conhecer a temperatura do meio ambiente, recorrendo à relação entre a resistência eléctrica de um material e a suatemperatura. A maior parte das termorresistências são feitasde platina, mas são também utilizados outros materiais, como por exemplo o níquel. Por norma, quando se fala de uma termorresistência ela é identificada pelo material que a constitui e pela resistência queapresenta a 0 °C. Por exemplo, uma Pt-100 será uma termorresistência de platina que a 0 °C apresenta uma resistência de 100 Ω, ao passo que uma Ni-500 será uma termorresistência de níquel que a0 °C apresenta uma resistência de 500 Ω.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Descrição geral
A bainha metálica protege o frágil elementoresistivo que permite a obtenção do sinal de saída do aparelho. O elemento resistivo assume uma de duas formas: ou um fio enrolado em torno de um núcleo (cerâmico ou afim), ou alternativamentedeposita-se uma fina camada de material sobre um substrato.
Consoante o material de que é feita a termorresistência, varia a sua linearidade, bem como a gama de medida e a sensibilidade. Numatermorresistência de platina a sensibilidade ronda os 0,38 Ω/°C.
Matematicamente, o comportamento das termorresistências é aproximado através de polinómios. Para melhorar a aproximação feita, podemos utilizarpolinómios de ordem mais elevada, ou então, dividindo a gama de temperaturas em vários intervalos, obtendo para cada intervalo o polinómio que melhor aproxima o comportamento do instrumento-------------------------------------------------
Princípio de Funcionamento
As termoresistências, os bulbos de resistência, os termômetros de resistência ou RTD são sensores que se baseiam no principio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Termoresistência
  • Termoresistência
  • Termoresistência (RTD)
  • Relatorios Termoresistencia
  • Rtd termoresistências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!