Intrumentacao medi o de nivel por eletrodo e boia

Páginas: 7 (1564 palavras) Publicado: 13 de junho de 2015
Medição de nível descontinua por Eletrodo

Princípio de medição

A condutividade do líquido pode variar bastante. Uma vez que o líquido atinge o limite determinado a partir da altura de instalação dos eletrodos, o meio líquido fecha o circuito da corrente DC entre os dois eletrodos (ou entre a parede do recipiente e um eletrodo). Um sinal de chaveamento é produzido a partir do aumento repentinodo consumo de energia.

Ácidos, lixívias e soluções que contenham água são condutoras e são detectadas seguramente. Líquidos agressivos podem ser detectados sem problemas utilizando sondas feitas de materiais altamente resistentes. Líquidos combustíveis, tais como, óleos e solventes não são condutivos e não podem ser medidos através deste princípio de medição.

Modo de operação

Dois eletrodos sãoinstalados acima da superfície do líquido condutor a ser monitorado. Se o nível do líquido subir até ao ponto em que ambos os eletrodos estão em contato com o líquido, a corrente do circuito de um relé conectado é completada através de dois eletrodos e o líquido, ativando um sinal de chaveamento.

A condutividade mínima do líquido deve ser de 10 ms/cm. Estas condições são cumpridas porpraticamente todos os líquidos condutores, tais como: água, ácidos e lixívias (exceto solventes puros).

Se os pontos de chaveamento são necessários, diversos eletrodos devem ser usados. Afim de evitar efeitos elétricos no líquido, uma corrente alternada DC é utilizada na medição. Isso é gerado por um eletrodo ou por um conversor.

A detecção do nível interfacial pode ser alcançada de forma simples eeconômica com este método de medição. Com os separadores de óleo e gasolina, o valor limite entre a água e os líquidos não condutores é totalmente fácil de detectar.


















Medição de vazão com placa de orifício

A placa consiste em um disco de metal fino com um orifício concêntrico. Existem placas com orifícios excêntricos e outros com formatos de furo, alguns até mesmo com mais de umorifício.













Por que usar a placa de orifício?

Há inúmeras tecnologias para medição de vazão no mercado, mas sem dúvida, o “medidor com placa de orifício” ainda é o mais usado pelo seu baixo custo associado ao grande conhecimento acumulado de décadas de aplicação. Isso significa, entre outras coisas, que todo profissional de Automação ligado ao Controle de Processos pode eventualmente sedeparar com um medidor desse tipo. É então conveniente conhecer seus princípios básicos de funcionamento. Além disso, ao longo de várias décadas o medidor com placa de orifício vem sendo aperfeiçoado para melhorar seu range, precisão e robustez.

Como podemos definir um medidor com placa de orifício?

É um trecho de tubulação com uma restrição que cria uma queda de pressão no fluido sendo escoado. Umbocal ou tubo de Venturi também são exemplos de restrições que podem ser usadas. Entretanto, a placa fina com orifício central é o tipo de restrição mais empregado. Para usar qualquer tipo de restrição é necessário primeiro calibrá-la empiricamente. Isso significa que é preciso montar diferentes tipos de placas, passar por elas um volume conhecido e verificar qual a leitura do medidor, de forma aajustar o medidor de acordo com sua geometria e também com as características do produto medido (gás, líquido ou vapor). No caso da placa de orifício, um extenso trabalho já foi feito mundialmente para o levantamento de todas as suas curvas e características, permitindo uma fácil e rápida aplicação para uma série de diferentes produtos.

Pricípio de funcionamento

À medida que o fluido se aproximada placa há um ligeiro aumento na pressão, e depois há uma súbita queda após a passagem pelo orifício. A pressão continua a cair até atingir um ponto de pressão mínima chamado “vena contracta”. É quando a pressão começa a subir novamente até atingir a pressão máxima após a placa. Essa pressão será sempre menor que a pressão antes da placa. A diferença entre elas é chamada de “perda de carga”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensor de Nível Tipo Bóia
  • Sensores de nível mecânicos à bóia
  • Medi O De N Vel De Combust Vel Atrav S De Boia Resistiva
  • Boia
  • intrumentacao
  • eletrodo
  • intrumentação
  • Eletrodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!