termmorregulação

2258 palavras 10 páginas
TERMORREGULAÇÃO
A manutenção da temperatura central do organismo com uma variação de apenas ± 0,6°C é feita através de mecanismos homeostáticos eficientes que visam manter as reações químicas orgânicas dentro de padrão compatível com a normalidade. Ainda que a temperatura do ambiente externo varie de 13°C aos 70 °C, a temperatura corporal será mantida praticamente constante. Ao contrário da temperatura central, a temperatura cutânea variará conforme a temperatura ambiente.

A temperatura central média de um ser humano, quando medida na boca, fica na faixa de 36,7°C e 37°C, porém pode variar quando se pratica exercício físico intenso ou quando se está exposto a temperaturas ambientais severas.

Para ajudar a manter a temperatura constante, algumas partes do corpo são fundamentais, pois atuam como materiais isolantes.

Os principais sistemas isolantes do corpo são:
- a pele
- os tecidos subcutâneos
- a gordura dos tecidos subcutâneos
Para que haja um controle efetivo da temperatura corporal é necessário haver um equilíbrio dinâmico entre a quantidade de calor produzida e a quantidade perdida. E isto se faz através de diversos mecanismos.
1 - Ganho de Calor: A produção de calor é um dos principais resultados do metabolismo. E os fatores que determinam a taxa de produção de calor são: valor basal do metabolismo celular. aumento do metabolismo pela atividade muscular. aumento do metabolismo em decorrência da maior atividade química nas células. aumento do metabolismo determinado pelo efeito da tiroxina sobre o metabolismo celular. aumento da estimulação simpática sobre as células (ação da adrenalina noradrenalina).

Os órgãos internos (fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos) são os principais responsáveis pela produção de calor. Este calor é então transferido para a pele, onde é perdido para o meio ambiente.
Nas situações em que a temperatura do corpo estiver excessivamente baixa, o organismo atuará com mecanismos geradores de

Relacionados

  • termmorregulação
    2258 palavras | 10 páginas