Terceiro

Páginas: 2 (386 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
As Três faces do terceiro setor:
A primeira refere-se ao Terceiro Setor como idéia, como conceito e ideal; nesse sentido encarna valores múltiplos como altruísmo, compaixão, sensibilidade para comos necessitados e compromisso com o direito de livre expressão. Nessa face, ele é visto como um conjunto de instituições que encarnam os valores da solidariedade e os valores da iniciativa individualem prol do bem público.
O conceito de idéia é visto como uma iniciativa individual em prol do bem público, ou seja, a idéia de que o ser humano tem a capacidade e a obrigação de agir a fim demelhorar a sua situação e a dos outros, como se o problema estivesse nele e pudesse assumir as rédeas do bem-estar comum. Acima do valor da iniciativa para o bem público ergue-se o valor dasolidariedade, a idéia de que as pessoas têm obrigações em relação não apenas a si própria, mas também ao próximo e as sociedades maiores de que fazem parte.
A segunda face é o Terceiro Setor como realidade, quetem permanecido oculta e invisível. O autor atribui o fato à diversidade e à carência de um conceito unificador, dizendo tratar-se de um conjunto de instituições concretas que representam uma forçaeconômica maior do que se costuma reconhecer, que contribui em grande medida para a provisão de importantes serviços humanos e busca apoio em fontes surpreendentemente variadas. O Terceiro Setor comorealidade se constitui numa rede de instituições sociais concretas que representam uma força econômica, contribuindo para a provisão de importantes serviços humanos, ou seja, é atualmente umarealidade dotada de grande força econômica.
O Terceiro Setor, como ideologia, forma a terceira face, na qual há quatro mitos que são: o da insignificância ou incompetência, o da virtude pura e de certasantificação e romantismo que permeia sua suposta capacidade de mudar a vida das pessoas, o mito do voluntarismo e o mito da imaculada conceição. Como ideologia, este setor que gera capital social, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceiros
  • Terceiro
  • Embargos de terceiros
  • Terceiro setor
  • Terceiro setor
  • O Terceiro Mundo
  • TERCEIRO SETOR
  • intervençao de terceiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!