terapia assistida

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Projeto

O projeto foi desenvolvido para auxiliar professores e funcionários da Escola Municipal Maria Constância, na região.
Foi baseado em alunos do 2° ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 7 anos que residem em uma comunidade carente, próxima à instituição. Essascrianças sofrem com o abandono da família, com a violência e com drogas, o que os transforma em indivíduos agressivos e ansiosos.
Os alunos experimentarão o ensino interdisciplinar com a participação de professores de todas as áreas, trabalhando em conjunto para desenvolver o potencial sócio afetivo das crianças.
O projeto envolve diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivoprincipal de introduzir pequenos animais no ambiente escolar e familiar das crianças.

















Mapeamento do perfil da turma

Nome da Escola: Escola Municipal Maria Constância
Ano: 2° ano
Número de alunos: 32 Meninos: 17 Meninas: 15
Descrição do perfil da turma:São crianças que buscam o crescimento pessoal e pedagógico, e apresentam muita curiosidade e vontade de aprender, algumas apresentam mais iniciativa, e outras aparentam ser mais dispersas e indisciplinadas. Nesta turma, a maioria já domina a leitura, escrita e já tem noções básicas sobre matemática. Dentre todos, separei 3 alunos que demonstram problemas comportamentais e que necessitam deintervenção pedagógica a partir do projeto de terapia com animais.


















Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

1) Flávia Junqueira, de 7 anos, tem dificuldade de aprendizagem devido à sua timidez. Ela não se relaciona com os coleguinhas de classe, fica só sentada no fim da turma e não sai nem para orecreio, levantando apenas para ir embora. Não pergunta nem sobre a matéria dada, sendo assim, Flávia acaba tendo um mal desempenho tanto nos estudos, quanto socialmente.

2) Gustavo da Silva, de 6 anos e meio, é uma criança insegura e ansiosa, devido ao seu sobrepeso, descontando na comida. Tendo assim, problemas relacionados aos seus hábitos alimentares.
Mapeamento dos principais problemas deaprendizagem
3) Pedro de Souza, de 7 anos, aparenta ter problemas de aprendizagem. Ele tem problemas de concentração, coordenação e preguiça. Percebemos que ele é muito disperso e sem interesse em fazer atividades, não segue as regras e é muito agressivo.
Escolha dos Animais
Iremos trabalhar com a inclusão de três animais, são eles: uma tartaruga, um peixe e um filhote de cachorro. Essesanimais foram escolhidos por apresentar propriedades comportamentais que não afetam a segurança das crianças.

*Flávia:
Irei trabalhar com a Flávia durante três meses com o filhote de cachorro. Ele vai agir como um poderoso catalisador social, vai ajuda- lá a aliviar os sentimentos de medo e isolamento . O cão é um estímulo multisensorial, que chama a atenção. Tendo como finalidade, torna- lá maiscooperativa. Irei proporcionar atividades ao ar livre para distraí- lá, momentos em que a Flávia poderá satisfazer suas curiosidades.
Objetivos específicos: Torna- lá mais cooperante na sala de aula, para que ela consiga ter um bom relacionamento com os colegas de classe, deixando de lado a timidez.
Resultados conseguidos: Em três meses de tratamento, Flávia nos surpreendeu ficando maiscomunicativa, melhorando suas notas, porque agora se pronuncia durante as aulas. Sai para brincar com os coleguinhas no recreio. Conversamos com a família, que nos ajudou no tratamento .
*Gustavo:
Trabalharei com o Gustavo durante com a tartaruga, com o apoio dos pais. Gustavo poderá levar a tartaruga para casa todos os dias, e retornará com ela para a sala de aula todos os dias. Com a ajuda de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terapia assistida
  • Terapia Assistida
  • terapia assistida
  • Terapia assistida
  • terapia assistida
  • TERAPIA ASSISTIDA
  • terapia assistida
  • terapia assistida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!