Teorias Evolucionistas

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
Teorias evolucionistas: A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas ao longo dos tempos.
Criacionismo: Dentro do criacionismo várias hipóteses podem ser enquadradas que sustentam a interpretação de diversos livros sagrados. O criacionismo se caracteriza pela oposição às terias cientificas sobre fenômenos relacionados a origem do universo, da vida eda evolução das espécies. Não se pode confundir criacionismo com cristianismo, pois segundo a teria as coisas foram criadas por um criador oponente, não sendo necessariamente Deus dos cristãos. O criacionismo trabalha só com a fé, a pessoa não pode questionar ou duvidar, tem que acreditar.
Criacionistas puros: são os que acreditam na criação divina e ponto.
Criacionistas evolucionistas: são osque aceitam as teorias evolucionistas e ao mesmo tempo acreditam que essas teorias descrevam o método como um criador oponente criou todas as coisas.
“Não vamos contrapor as teses, mas o equivocado seria oferecer só uma informação. O evolucionismo é tão questionado quanto o criacionismo.” - Susana Vieira.

Evolucionismo: é quando pela primeira vez o homem busca explicação da natureza dentro danatureza e abandona as explicações mitológicas, aquilo que alguns historiadores costumam chamar de, a passagem do saber mítico para o pensamento racional, filosófico. As teorias cientificas distinguem-se dos mitos por serem criticáveis e por estarem abertas a modificações a luz da critica. O conhecimento cientifico pode ser descrito como um grupo de coisas cheias de incertezas, algumas mais prováveisque as outras, mas nenhuma absolutamente certa.
Perguntas frequentes: O conhecimento cientifico é verdadeiro?
Não, mas também não é falso. Se expressa por probabilidades.
É provado?
Não, mas também não é invalido. Observação e experiências fazem dele a representação da realidade mais provável criada até hoje. Mesmo assim não se podem fazer afirmações.

Lamarckismo: são teorias transformistas, atendência dos seres vivos para um melhoramento constante rumo a perfeição, gerando uma linhagem continua e progressiva.
Lei do uso e desuso: pelo uso ou pelo desuso decertas partes do corpo, gera-se alterações no organismo do individuo. Os seres vão desenvolvendo determinados órgãos de acordo com suas necessidades de sobrevivência. As constantes mudanças que o ambiente terrestre sofre, forçam osseres vivos a se adaptarem ao novo meio, transmitindo e acumulando as transformações adquiridas.

Darwinismo: as diversas formas de vida surgiram a partir de ancestrais por modificações nas descendências. O mecanismo de modificação é a seleção natural, originalmente a teoria da evolução por seleção natural, foi publicada em 1858, pela leitura de manuscritos de Darwin e Wallace, na Sociedade Lineanade Londres.
Segundo a teoria da seleção natural: todos os organismos vivos competem entre si e com outras espécies, e assim, poucos conseguem chegar à idade reprodutiva gerando descendentes férteis; os organismos de uma mesma espécie não são idênticos entre si e dependendo das necessidades dos organismos, essas diferenças podem ser beneficiadas ou não, sendo que os organismos que tiveremdiferenças favoráveis conseguirão se adaptar melhor aquele ambiente, além de transmitir essas diferenças a todos seus descendentes.

Provas evolucionistas: A grande variedade das evidências da evolução fornece ampla e rica informação dos processos naturais pelos quais toda a variedade de vida se desenvolveu.
Fosseis: o registro fóssil somente fornece informações intermitentes sobre a evolução da vida.Evidências de organismos anteriores ao desenvolvimento de partes duras do corpo como conchas, ossos e dentes são especialmente raras, mas existem na forma de antigos micro fósseis de alguns organismos de corpo mole. Comparações da sequência genética de organismos revelou que os organismos que são filogenicamente mais próximos tem um grau maior de similaridades em sua sequência genética do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias evolucionistas
  • Teorias Evolucionistas
  • Teorias Evolucionistas
  • Teoria evolucionista
  • teorias evolucionistas
  • teorias evolucionistas
  • Teoria evolucionista
  • Teoria evolucionista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!