Teorias do contiuidos

8399 palavras 34 páginas
Teorias do Contiudo.
Essa Prespectiva acentua com compriens]ao dos factores interno aos individuos explicativo da forma de agir. Procura responder as questoes como:
Que necessidade possuem as pessoas
O que as empurra para agir
Os pressuposto e o que os individuos possuem necessidade interiores, as quais constituem uma fonte de energia para o comportamento, com vista a sua satisfaçao. Por outras palavras, assumice que os resultados de uma acçao são atrativo para a pessoas em virtude de uma necessidade e de um impulso que a pessoa possui. (Fg 9.1)
Uma necessidade constitui um estado interno ao individuo, capaz de induzir a acçao, com vista a alcançar resultados que as pessoas procuram como fim em sim mesmos, que visam a satisfaçao dessa necessidade. Uma vez satisfeita deixa de causar tensao ou desconforto e não estimula mas o comportamento. Mas nem sempre o resultado da acçao se traduz na satisfaçao da necessidade. Uma veses pode acontecer a frustraçao (apesar de todo o esforço, o resultado não e alcançado), e outras veses a compensaçao (a satisfaçao de outra necessidade reduz a atensao da necessidade não satisfeita). Quando acontece a frustraçao, a tensao gerada pela necessidade frustrada procura um meio de escape, o qual pode apresentar um colorido de contorno psicologicos (agressividade, descontentamento, tensao emocional, apatia, etc.) e ate mesmo com caracteristica fisiologicas (tensao nervosa, insonia, problemas cardiacos, disfunçoes digestiva, etc). dentro desta categorizaçao, são de referir a teoria da hierquia das necessidades de Maslow, a teoria dos factores mutivadores e higienicos de Herzbeg e a teoria dos motivos de McClelland. Uma referencia a cada uma destas teorias e apresentadas nas paginas seguintes
Hiearquia das necessidades de Maslow
Maslow (1954) encara motivaçao a humana sob a forma de uma hiarquia de cinco necessidades:
1. Necessidades fisiologicas (englobando a necessidade de ar, alimento, agua, sexo. Etc.).
2. Necessidades de

Relacionados

  • Gestão
    16355 palavras | 66 páginas