teorias da spersonalidades

6777 palavras 28 páginas
Introdução
Uma teoria da personalidade tem por objectivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação[].
Diversos autores se dedicaram à pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos. Apesar de todas as diferenças, no entanto, todos os teóricos procuram oferecer resposta a algumas perguntas básicas.

Resumo
O presente trabalho aborda sobre as teorias das personalidades com maior relevância a teoria freudiana as teoria psicanalíticas.
Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros

Capitulo I
A TEORIA DA PERSONALIDADE

Atualmente, a psicanálise está fundamentada em relatos verbais de idéias, sentimentos e autodescrições feitas pelos pacientes. Freud estabeleceu um paralelo entre o funcionamento patológico dos processos psíquicos e dos normais. Ele fazia uma análise cuidadosa do comportamento verbal de pacientes neuróticos e psicóticos a fim de estabelecer a causa de tais doenças. Assim sendo, supunha que cada aspecto do funcionamento patológico fosse um exagero da atividade normal. Dessa forma, a prova que Freud freqüentemente apresentava para confirmar uma hipótese a respeito de um componente da personalidade eram os dados obtidos com pacientes submetidos à psicanálise.
Outra característica da psicanálise como

Relacionados