Maromomi

471 palavras 2 páginas
Índio maromomi
Os maromomis, índios da nação jê, falavam uma língua que o português descrevia como travada, difícil de pronunciar. Pertenciam a um grupo índios diferente dos tupiniquins.
Eles se afastaram de suas aldeias que ficavam nas margens do Rio Paraná por não aceitar ser subordinado as ordens dos chefes e da sua sociedade. Por isso, perambularam em pequenos grupos familiares, até chegarem aos vastos campos das margens do rio anhenby, (Tietê), região onde é hoje a Grande São Paulo.
Esses índios viviam em cavernas que cavavam nas encostas dos morros ou mesmo em buracos no chão, sempre com entrada disfarçada com folhas. Isso para não serem descobertos e caçados pelos tupiniquins e posteriormente pelo português.
Com hábitos coletores, consumiam o que a natureza oferecia, e de maneira auto-sustentável, quando as frutas e os animais se tornavam escassos, logo se transferiam. Também abandonavam seus abrigos quando percebiam o tupiniquim ou o português.
Viviam nus e adornavam pouco o corpo. Cobrir o corpo com barro estava mais relacionado à proteção contra mosquitos do que a vaidade. O repertorio de cantos e danças era bem reduzido comparado com os Tupis.
Dóceis, não realizavam a antropofagia. A sua defesa sempre foi à fuga.
Quando capturados pelos tupiniquins, eram levados para a aldeia e não tentavam fugir, pois isso seria uma das maiores vergonha.
Lá, na aldeia do tupiniquim, o prisioneiro maromomis esperava pacificamente o momento de sua execução nos rituais antropofágicos dos tupiniquins.
Talvez esta docilidade e o fato de que se capturados não fugiam, tenham feito deste grupo de índios o mais cobiçado pelos portugueses para trabalhos escravo, no inicio da colonização de São Paulo.
Em 1553, os maromomis, perceberam que os portugueses acompanhados dos índios tupiniquins estavam construindo uma aldeia entre os rios Anhagabaú e Piratininga, abandonaram aquela região e se espalharam pela Serra da Jaguamimbaba (Serra da Cantareira), Barueri, Pinheiros,

Relacionados

  • Garulhos
    788 palavras | 4 páginas
  • RESUMO SOBRE A IGREJA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE GUARULHOS
    4527 palavras | 19 páginas
  • Geoprocessamento
    5661 palavras | 23 páginas
  • Os indios na colonizaçao do Brasil
    5823 palavras | 24 páginas