Teoria geral da administração

Páginas: 30 (7256 palavras) Publicado: 2 de março de 2013
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ÍNDICE

CAPITULO 01 – INTRODUCAO GERAL
CAPITULO 02 - TEORIAS TRANSITIVAS DA ADMINISTRACAO
CAPITULO 03 - ABORDAGEM NEOCLASSICA DA ADMINISTRACAO
CAPITULO 04 - PRINCIPIOS DA ADMINISTRACAO APLICADOS AO PLANEJAMENTO
CAPITULO 05 – DEPARTAMENTALIZACAO
CAPITULO 06 - MODELO BUROCRATICO DE ORGANIZACAO
CAPITULO 07 - TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRACAO

Capítulo1- INTRODUCAO GERAL

• Administração é um processo dinâmico, que consiste em tomar decisoes
• Todos os setores da vida são submetidos a processos administrativos
• Não existe um único modelo de administração

A Teoria Geral da Administracao não visa formar o profissional pratico que sai da escola para executar tarefas, quaisquer que sejam as situacoes ou circunstancias. Pelo contrario, a TGAprocura ensinar o futuro profissional a pensar e, sobretudo,
a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e ideias que traz como ferramenta de trabalho. Alias, “o que diferencia o administrador de um simples executor de tarefas e o fato de que enquanto o segundo sabe executar as coisas que aprendeu mecanicamente (como desenhar organogramas, compor orcamentos etc) de maneira pratica,concreta e imediatista, o primeiro sabe analisar e resolver situacoes problematicas, variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a raciocinar, a avaliar e ponderar em termos abstratos, conceituais e teoricos. Enquanto o segundo (executor de tarefas) e um mero agente de execucao e de cooperacao, que segue ordens superiores, o primeiro (administrador) e um agente de mudancas e de inovacao, pois adquiriuhabilidade de perceber e diagnosticar situacoes que o segundo (executor de tarefas) sequer imagina existir.”

ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRACAO GERAL

TAYLOR E A ADMINISTRACAO CIENTIFICA (TAYLORISMO) - Frederick Winslow Taylor (1856-1915)

Participante, criador e defensor do Movimento da Administracao Cientifica. Engenheiro mecanico, norte-americano que revolucionou todo o sistemaprodutivo no inicio no sec. XX, com a introducao da Administracao Cientifica.

1º Movimento:

I- Resolver os problemas de salario

O sistema da epoca (1880) remunerava o operario de maneira fixa, que consequentemente nao aumentava a producao e a produtividade, porque acreditava que estaria enriquecendo somente os patroes.

Estudo: saber quanto tempo um operario, esforcando-se ao maximo, demoravana producao de uma peca na fabrica. Perante isso, era estabelecido um pagamento por peca para assegurar ao trabalhador um salario razoavel. Definicao de tempo padrao para a realizacao de um tarefa e o controle do processo de producao. Gerando assim incentivos.

2º Momento:

II - Aprimoramento dos metodos de trabalho:

Objetivava pagar salarios altos, mas ter baixo custo de producao. Aadministracao pesquisava para saber qual a melhor via de execução de uma tarefa. Havia treino (formação) e os mais qualificados recebiam incentivos. Ambiente psicologico favoravel (trabalhadores vs. administradores). Cooperação. Divisão do trabalho (tarefas).

3º Momento:

III- Planejamento

Os trabalhadores e os supervisores deveriam estar preocupados com a producao.
Toda a “atividade cerebral”deveria estar centralizada no departamento de planejamento. Ampliacao do numero de supervisores; cada um com um trabalho especifico.

„. Taylor acreditava que a produtividade resultava da eficiencia, e nao do aumento do esforco muscular.

FORD E A PRODUCAO EM MASSA (FORDISMO) - Henry Ford (1863-1947)

Foi criador da linha de montagem e dos principios da producao em massa de automoveis,padronizada e simplificada. Engenheiro mecanico, norte-americano.
Divisao tecnica do trabalho e parcelizacao extrema das tarefas. Automatizacao do individuo. A parcelizacao vai permitir a utilizacao de maquinas destinadas a substituir progressivamente os trabalhadores me nos qualificados para a execucao das tarefas.

A ESCOLA CLASSICA DE FAYOL (FAYOLISMO) - Henry Fayol (1841-1925)

Acreditava que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!