Teoria da Literatura

Páginas: 6 (1417 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014



Aspectos da Teoria Literária
A Teoria da Literatura apresenta importantes aspectos que designam as principais características que envolvem as produções literárias. Desse modo, com o estudo da obra de Terry Eagleton, Teoria da Literatura: Uma Introdução desenvolveu-se tal resenha informativa com o objetivo de apresentar através da análise as visões do autor acerca da teoria da literatura,assim como referências de grandes nomes da literatura que são citados no decorrer da obra. Os capítulos da obra analisados forma: O que é literatura?;A ascensão do Inglês; Fenomenologia, Hermenêutica, Teoria da Recepção; Estruturalismo e Semiótica; O Pós – Estruturalismo; A psicanálise e Conclusão: Crítica Política.
Quando se aborda a questão: “O que é literatura?” surgem com a mesma muitastentativas de defini-la, entretanto tal tarefa é muito complexa já que por ser abrangente, a literatura possui inúmeros aspectos que devem ser levados em consideração. No primeiro capítulo de sua obra, Eagleton apresenta essa questão e por meio de vários pressupostos teóricos e correntes evidencia o porquê de ser tão difícil encontrar uma única resposta para a perguntada levantada.
PrimeiramenteEagleton a descreve como uma possível escrita imaginativa, no sentido de ficção, no entanto, tal definição não procede, pois deve-se considerar a distinção entre fato e ficção. Em seguida engloba toda a definição de literatura pelos Formalistas Russos que segundo o autor:
“Os formalistas começaram por considerar a obra literária como uma reunião mais ou menos arbitrária de ‘artifícios’, e só maistarde passaram a ver esses artifícios como elementos relacionados entre si. Os artifícios incluíam funções dentro de um sistema textual global: som, rima, sintaxe, métrica, imagens, técnicas narrativas.” (EAGLETON 2003:1)
Sendo assim os formalistas estudaram a forma literária, não dando a devida importância para o conteúdo das obras literárias. O autor ainda aborda que alguns textos nascemliterários e os outros tornam-se literários, afirma que o que importa não é a origem do texto, mas o modo pelo qual as pessoas o consideram, assim demonstra que o que não é literatura hoje pode ser considerado obra literária amanhã, já que tudo com o tempo se transforma e talvez o que significa ser literatura atualmente não terá relevância no futuro.
“Ainda não descobrimos o segredo que faz com que Lamb,Macaulay, Mill, sejam literatura (...). Uma resposta simples, talvez seja o fato de os três serem exemplos de ‘escrever bonito’. De modo geral, as pessoas consideram como literatura a escrita que lhes parece bonita.” (EAGLETON 2003:13-14)
A obra ainda informa que as pessoas em geral que desconhecem os pressupostos da teoria literária costumam rotular a literatura como o “escrito belo”,considerando literatura somente os textos que de acordo com sua visão são bonitos. Desse modo é necessário atribuir relevância ao chamado “cânone literário” que por sua vez rege todas as regras que constroem a literatura e inserem os textos considerados apropriados na mesma.
Nessa perspectiva Terry Eagleton discorre em “A ascensão do Inglês”, segundo capítulo de seu livro que somente no período doRomantismo as definições acerca da literatura obtiveram repercussão. Tendo em vista que na época a literatura não era valorizada como deveria e seus principais autores eram ativistas políticos, pois somente através de seus livros poderiam expor suas críticas à sociedade, tornando suas obras uma forma de denúncia da realidade e fuga política.
“A arte se tornava uma mercadoria como qualquer outra e oartista romântico, pouco mais do que o produtor de uma mercadoria de menor importância.” (EAGLETON 2003:27)
Assim a literatura se estabeleceu na Inglaterra, tendo grandes nomes em sua história como Emily Brönte, William Shakespeare, John Keats, Jane Austen, Blake, Shelley, Pope, Henry James, Samuel Johnson e etc., os quais não eram vistos da mesma forma naquela época da qual são na atualidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da literatura
  • teoria da literatura
  • Teoria da literatura
  • teoria da literatura
  • O que é teoria da literatura?
  • TEORIA DA LITERATURA
  • Teoria da literatura
  • Teoria da literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!