TEORIA DA LITERATURA

Páginas: 28 (6926 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte





A - Considerações Gerais:
1.      Algumas anotações da orelha, por Eneida Maria de Souza (UFMG): “A lição que se depreende deste livro se volta para a ausência de sucessores dos teóricos dos anos sessenta e setenta, representados por Barthes, Todorov, Genette,entre outros, através da sensação nostálgica do autor ao eleger o ano de 1975 como o fim da teoria na França. Todas as homenagens são, portanto, rendidas a Barthes, que se destacou pela resistência aos lugares fixos do saber e pelo questionamento sobre a precariedade e a constante transformação das teorias.”
2.      Antoine Compagnon é engenheiro formado pela Escola Politécnica de Paris edoutor em Literatura. Atualmente é professor da Sorbonne e da universidade de Columbia.
 
3.      Lígia Telles salienta a importância de COMPAGNON para o curso de Representação literária. Acrescenta, dele: de Aristóteles a Auerbach não houve descontinuidade no uso conceito de MIMESIS no pensametno ocidental. Auerbach ainda entende MIMESIS como Aristóteles o fazia.
4.      ver ARISTÓTELES: Poética, queé a primeira sistematização (o primeiro tratado) sobre o que hoje chamamos de literatura (poesia) que se conhece. No Dicionário de Termos Literários, de Massaud Moisés (editora Cultrix), um grande número de palavras é explicado a partir dessa obra de Aristóteles; O que hoje conhecemos como gêneros era chamado de espécies por Aristóteles (p. 68: Poética);  Aristóteles não propõe simplesmente aarte pela arte (a autonomização da estética): “(...) o poeta deve ser mais fabulador que versificador, porque ele é poeta pela imitação e porque imita ações.” (p. 79: Poética). Portanto, o conteúdo é muito relevante.
5.      Mimesis: p. 8 > “[O relato do sacrifício de Isaac] certamente  deve ser considerado épico.”
6.      Mimesis: p. 15-16... > contraste entre lenda e história.
7.      Quantomais mimese, mais literário, mais literariedade (formalistas russos)
 
B - Termos basilares/vocabulário:
1.       Crítica literária, história literária, teoria literária, teoria da literatura, literatura,
2.       Mimesis = imitação; relação entre literatura e realidade; representação. (Aurélio): Mimese: 1. Ret. Figura que consiste no uso do discurso direto e principalmente na imitação dogesto, voz e palavras de outrem. 2. Liter. Imitação ou representação do real na arte literária, ou seja, a recriação da realidade.
3.       Representação/Representar: o mesmo que mimesis/imitar?. (p. 78)
4.       Poesia (poiésis): a arte em geral; a literatura em geral? (p. 68)
5.       Epopéia: v. Épica: Grego epikós; épos, palavra narrativa, poema, recitação. P. 181 (Dicionário de TermosLiterários, de Massaud Moisés): ainda que se venha a provar a existência de realizações épicas anteriores a Homero, é com os seus poemas (Odisséia e Ilíada, século IX a.C.) que principia a história dessa espécie de poesia. (...) Os Lusíadas (1572) constituem a mais alta realização épica dos tempos modernos. P.181// A poesia épica deve girar em torno de assunto ilustre, sublime, solene, especialmentevinculado a cometimentos bélicos; deve prender-se a acontecimentos históricos, ocorridos há muito tempo (...). p.184 / ler  em Massaud Moisés.
6.       Narrativa: ( Dicionário de Termos Literários, de Massaud Moisés): Em crítica literária, o termo às vezes é usado como sinônimo de história, ação, mas parece uma abusiva extensão semântica. Melhor será fixar o vocábulo “narrativa”para a denominaçãogenérica, e reservar a palavra “narração” como designativo de recurso expressivo da prosa de ficção, lado a lado com a descrição, o diálogo, e a dissertação. P.356
7.       VEROSSIMILHANÇA: Unidade ou coerência dentro da obra: personagens e enredo plausíveis. // (Aurélio): ou verosimilhança: 1. Qualidade ou caráter de verossímil [ou verossimilhante: 1. Semelhante à verdade; que parece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da literatura
  • teoria da literatura
  • Teoria da literatura
  • teoria da literatura
  • O que é teoria da literatura?
  • Teoria da Literatura
  • Teoria da literatura
  • Teoria da literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!