teoria da liberdade e da igualdade

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNESP
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Faculdade de Ciências e Letras
Campus de Araraquara - SP




Izabella Shianti Coelho

Trabalho: Teoria da Liberdade e da Igualdade









ARARAQUARA – SÃO PAULO
28 de agosto de 2014
Introdução:

O trabalho é uma exposição e um diálogo sobre o debate, liberdade e igualdade nopensamento liberal e marxista

Objetivo:

O objetivo do trabalho é fazer uma relação entre Liberdade e Igualdade no pensamento dos autores Benjamin Constant, John Stuart Mill e Alexis de Tocqueville, Jean-Jacques Rousseau e em Marx. Utilizarei de fontes e referências textos trabalhados na disciplina Teorias da Liberdade e da Igualdade ministrada pela professora Carla GianiMartelli

Liberdade:Para iniciar o debate sobre a Liberdade, apresentarei a distinção feita por Benjamim Constant. Este autor pensa o significado de liberdade em dois momentos históricos distintos. Primeiramente, a liberdade entre os povos antigos; logo depois vemos a liberdade típica das nações modernas.
Com Constant, podemos observar que entre os povos antigos o individuo é soberano nas deliberações coletivas,porém era submisso á autoridade do todo. Já entre os modernos, o individuo só deve se submeter às leis, estando livre para agir como bem entender, mas, ao contrário dos povos antigos, nas nações modernas, o indivíduo tem sua soberania limitada nas decisões.

De acordo com Constant (1985, p.3):
“O objetivo dos antigos era a partilha do poder social entre todos os cidadãos de uma mesma pátria. Eraisso o que eles denominavam liberdade. O objetivo dos modernos é a segurança dos privilégios privados; e eles chamam liberdade as garantias concedidas pelas instituições a esses privilégios.”
 
Alexis de Tocqueville, por sua vez, ao comparar liberdade e igualdade no segundo volume de A Democracia na América, também olha para história quando diz que liberdade não é exclusiva dos temposdemocráticos, pois ela manifestou-se aos homens em diferentes tempos e formas, ou seja, ela não ficou restrita a um estado social. 

Além disso, vemos com Tocqueville que a liberdade é algo novo comparado a igualdade, pois nas nações modernas, o gosto e a idéia de liberdade só nasceram e se desenvolveram a partir do momento que as condições dos povos começaram a se igualar. 

Notavelmente, a comparaçãoentre liberdade e igualdade em Tocqueville está estritamente ligada ao dilema desse autor, que foi muito bem exposto na interpretação de Célia Quirino dos Santos. Tal dilema está na possibilidade de adequar a liberdade de cada um, tanto individual quanto como a de cidadão, à realidade sócio-política existente e a marcha irresistível para igualdade.

Conforme a interprete de Tocqueville, para estepensador, a liberdade é algo essencial para existência de qualquer ser humano. Neste contexto, a liberdade, não significação nada mais do que a liberdade política, a liberdade individual de se manifestar política e socialmente, e se realizar como um cidadão capaz de uma ação transformadora, se constituindo como o verdadeiro motor da história (QUIRINO, 2004).

John Stuart Mill, em defesa àliberdade social e civil dá uma solução para o problema levantado por Tocqueville, de como ajustar, legitimamente, a independência individual ao controle social, para isto, ele falará da lei e da opinião pública. As leis agem como um mecanismo de interferência do Estado para proibir um ato danoso aos outros; assim como a opinião pública se utiliza da coerção moral para fazer com que as vontades docorpo social fossem aceitas.

Assim, o único motivo legítimo para intervir na liberdade de outrem é o de auto- proteção, ou seja, a comunidade civil tem o direito de condicionar o comportamento de seus membros somente no que se refere a atos que possam causar danos a outras pessoas. Fora tal situação, o individuo é soberano sobre si mesmo, seu próprio corpo e espírito (MILL, 2006).
Jean-Jacques...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • igualdade e liberdade
  • igualdade e liberdade
  • Igualdade na liberdade
  • Liberdade ou igualdade
  • Liberdade e Igualdade
  • Igualdade e liberdade
  • Liberdade e Igualdade
  • liberdade e igualdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!