teoria da justiça de John Rawls

Páginas: 3 (680 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
A Teoria da justiça de John Rawls
Herdeiro da melhor tradição liberal, Rawls debruçou-se sobre um dos mais espinhosos dilemas da sociedade democrática: Como conciliar direitos iguais emuma sociedade desigual, como harmonizar as ambições materiais dos mais talentosos com os anseios dos menos favorecidos em melhorar sua vida e sua posição na sociedade?
A justiça comoequidade. É a partir desta idéia que Rawls começa a desenvolver sua teoria sobre o ideal de uma sociedade justa. Rawls parte de dois pressupostos: Primeiro, igualdade de oportunidade aberta a todos emcondições de plena equidade; Segundo, os benefícios nela obtidos devem ser repassados preferencialmente aos membros menos privilegiados da sociedade. Isso porque, para Rawls justiça social é antes detudo amparar os desvalidos. O altruísmo dos mais favorecidos deve prevalecer em favor dos menos privilegiados, de tal forma que os “better-off”, conscientemente e por livre espontânea vontade devemaceitar com benevolência em ver diminuir sua participação material em favor dos “worst-off”.
A correção das injustiças sociais somente poderia advir da prática de uma política visando aequidade de tal forma que se verificado qual setor social menos favorecido, mecanismos legislativos compensatórios e políticas de administração pública entrariam em ação para buscar reparar, pela lei ecomo consentimento geral, as injustiças cometidas. A sociedade num todo avançaria gradativamente, identificando os pontos a serem reparados e agindo cirurgicamente no sentido de superá-los pela lei,simultaneamente ao apelo constante ao altruísmo dos better-off, visando a mais possível igualdade a ser alcançada dentro das normas de uma democracia liberal moderna.
Entretanto, talsentimento de por o alheio acima de seu próprio interesse por parte dos mais favorecidos visando a igualdade só seria possível partindo do pressuposto moral que cada membro da sociedade se importe com tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John Rawls e a teoria da Justiça
  • A TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS
  • Uma teoria de justiça
  • John rawls
  • John rawls “uma teoria de justiça”
  • Resenha Uma Teoria da Justiça – John Rawls
  • John Rawls e a Teoria da justiça como equidade
  • Crítica_ A teoria da justiça de John Rawls

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!