Teoria da contabilidade

Páginas: 25 (6033 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Flavio Roberto Pereira de Oliveira-399914

CONTABILIDADE

SÃO SEBESTIÃO / DF
2012

JOSE HESMO DE CRISTO SILVA - 396321
FLÁVIO ROBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA-399914
WAGNER LELIS SILVA DO NASCIMENTO-392582

CONTABILIDADE

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso deAdministração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Teoria da contabilidade. Orientadora: Tutora a Distância :Camila Santos Ovidio.

SÃO SEBASTIÃO / DF
2012

INTRODUÇÃO



O objetivo desse trabalho é conhecer a importância da contabilidade e como ela é usada para melhora nas entidades, para as organizações. Vamos compreender a importância da contabilidadee como utiliza-la.

SÃO SEBASTIÃO / DF
2012

SUMARIO

1. ...................... Contabilidade

1.1..................... Origem e sua Evolução

2. ...................... Objetivo Da Contabilidade e Seus Principais Usuários

2.1..................... Principais Usuários e suas Necessidades

2.2.....................Demonstrações contábeis
2.3.................... Princípios ePostulados contábeis
3. ..................... Ativo e Ativos Intangíveis
3.1.................... Ativos Intangíveis

3.2.................... Passivos

3.3.................... Patrimônio Líquido

4. .................... Relatório Final

4.1.................. Etapa 1

4.2................. Etapa 02

4.3................. Etapa 03 e 04

5. .................. Bibliografia

SÃO SEBASTIÃO / DF2012

1 CONTABILIDADE
A contabilidade existe desde o inicio das civilizações vamos ver agora um pouco da sua historia e como evoluiu com o tempo e seus principais colaboradores.
1.1 Origem e sua evolução

A contabilidade existia desde o princípio da civilização, surgiu junto com a necessidade humana social de proteger seus bens e perpetuar-se em posse de deste. Foi criada a partir danecessidade de uma ferramenta que pudesse atender ao usuário respondendo as suas duvidas e dando posicionamentos futuros que indicassem de forma mais segura, uma direção para se obter resultados eficientes.
Um dos seu primeiro sinais vem da civilização primitiva, que utilizariam pedras para ter um controle de seu rebanho de ovelhas (empírica da contabilidade utilizavam desenhos, figuras e imagenspara identificar o patrimônio que a pessoa possuía). Temos registros contábeis na bíblia no livro de Jó que é um dos mais antigos tendo relatos de escrita cuneiforme no qual eram símbolos gravados em placas de barro outros relatos foram observados nas escritas em papiro, a contabilidade empiricamente já existia e o desejo da humanidade em registrar os fatos ocorridos, surgiu para que se pudesse,formalmente através da escrita, manter um histórico de movimentação.
A contabilidade na antiguidade utilizada como controle de crescimento patrimonial, como a utilização de pedras e fichas de barros de vários formatos representando o controle. Exemplo: as pedras estas eram dispostas em recipientes que caracterizavam nascimento de animais ou transferências para pagamento de dívida. As fichas debarro representavam mercadorias utilizados em transações comercias, que podiam ser animais ou mesmo produtos agrícolas, cuja movimentação chamamos hoje de entrada e saída de ativos, débito e crédito .
Em 1949 com o Frei Lucca Pacioli publica seu livro Summa de Arithemética, Geometria proportioni et propornalitá, a primeira obra em que é registrado o método das partidas dobradas, o qual é defundamental importância para a Contabilidade, sendo usado até hoje. Assim nasce uma das mais importantes escolas de Contabilidade, a Escola Italiana.
Em sua obra, Frei Luca Pacioli já tratava, além da teoria do débito e do crédito, de inventários, livros mercantis, registros de operações, lucros e perdas, formando assim já nessa época o “corpo” da Contabilidade que se conhece nos dias de hoje....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria Contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!