Teoria da Burobracia

3011 palavras 13 páginas
TEORIA DA BUROCRACIA

TEORIA DA BUROCRACIA
Alunos: Ana Paula Plachta, Bruno Ferreira, Camila Aristides, Felipe Rogério da Silva Dias, Franciele Machado.

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teria da Administração, do curso de Administração de Empresas, turno noturno, da Faculdade de Ensino superior do Paraná. Ministrado pelo professor Fernando Minouro.

Sumário

Introdução.

Este trabalho esta sendo apresentado com o intuito de mostra como a Burocracia surgiu que foi com a decorrência das necessidades que as organizações sentiram pelas reivindicações dos trabalhadores por um tratamento justo.
A partir da década de 40, através das críticas feitas à Teoria Clássica e à Teoria das Relações Humanas, necessitou do surgimento de uma teoria de organização que fosse sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do Administrador. Buscando assim inspirações em Max Weber, e surgindo a Teoria da Burocracia na Administração.

1. Origens da Teoria da Burocracia

A Teoria da Burocracia desenvolveu principalmente através dos seguintes aspectos:
a) A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como o da Teoria das Relações Humanas.
b) A necessidade de um modelo de organização racional como o comportamento dos membros e de todas as formas de organização humana e principalmente as empresas.
c) O crescente tamanho e complexidade das empresas definiram novos modelos de organizações, verificando que as grandes organizações dependem de uma Administração e de um grande numero de pessoas com habilidades diferentes.
d) O ressurgimento da Sociologia Burocrática partiu da descoberta de Max Weber, e segundo a teoria dele, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida. Propondo um modelo de organização para os administradores aplicá-las nas empresas, fazendo assim o surgimento da Teoria da Burocracia da Administração. A Burocracia é uma forma de organização

Relacionados