Teoria da argumentação jurídica, oratória, prof. jamerson

297 palavras 2 páginas
O que é Oratória?
Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes.
Qual a importância da oratória?
Porque é um meio de convencer sensibilizar, transmitir conhecimento, expressar ideias, fazer proselitismo, promover, enfim, a comunicação entre o orador e o seu auditório.
Faça uma análise crítica do texto A arte da Oratória abordando qual a mensagem que o autor quis passar ao interlocutor.
O autor do texto A arte da Oratória tem como objetivo demonstrar que a oratória se encontra em decadência no Brasil, pois hoje não mais se destacam grandes oradores como em tempos passados, como por exemplo, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, entre outros grandes nomes, que conseguiam prender a atenção dos que ali estavam para ouvi-los.
Fala também da padronização do discurso, pois as pessoas não estão preparadas para discursar e simplesmente fazem a leitura do texto que possuem em mãos e se esquecem que não estão apenas lendo em voz alta e sim falando para um auditório. As pessoas precisam se preparar mais, buscar conhecimento para se tornarem bons oradores e assim consigam transmitir a mensagem proposta de forma clara e objetiva pra o publico alvo.

Identifique no texto apresentado quais são as principais qualidades que deve ter um orador e um texto.
O orador deve pensar em primeiro lugar na solidez da construção e tanto melhor se, depois disso, a solidez revela uma beleza monumental, que não se tinha procurado, deve ser capaz de expor o bom direito, tornando-o compreensível ao entendimento do magistrado e agradável ao seu espirito.
O texto deve obedecer à determinada forma, observar o bom vernáculo, ser adequado a ocasião, ter pertinência com o assunto versado, apresentar rigorosa sequência no enunciado das

Relacionados

  • No rastro do burro
    76488 palavras | 306 páginas