teoria da adm 2 aa1 bbb

738 palavras 3 páginas
Questão 1: Após a leitura criteriosa do capítulo 1, defina e relacione “Conhecimento”, “Ciência” e “Administração” conforme os pressupostos teóricos dados no capítulo. (2,0 pontos) Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Ciência se refere a um sistema de aquisição de conhecimentos com base no método científico.
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Podemos relacionar as 3 definições de diversas formas , pois um está presente no outro , a Ciência busca o conhecimento e a administração é um dos campos da ciência voltado para a aplicação prática .

Questão 2: Identifique a relação existente entre:

1) Senso comum e Ciência (0,5)
Senso comum é fruto da busca empírica do homem para solução de seus problemas cotidianos , já a ciência é a transformação do senso comum por meio da articulação, da coordenação e da sistematização do conhecimento.

2) Técnica e Ciência (0,5)
Técnica é um conjunto de regras, normas ou protocolos que se utiliza como meio para chegar a um certo objetivo , e a ciência se utiliza de técnicas para construir o conhecimento cientifico.

3) Teoria e Paradigma (0,5)
Teoria é uma hipótese, uma opinião formada diante de um fato, e Paradigma é um modelo ou padrão a se seguir, na administração as Teorias são utilizadas como Paradigmas a serem seguidos.

4) Paradigma e Escola do Pensamento (0,5)
Paradigma é um modelo ou padrão a seguir , a Escola de pensamento é uma espécie de Paradigma feito por um grupo de autores que utilizam a mesma linha de pensamento, deixando assim um modelo de como fazer algo.

Questão 3: Por que a Administração é classificada como ciência aplicada? Qual é a importância dos estudos da Administração e da Administração pública para a sociedade atual? (2 pontos) A administração é uma ciência aplicada pois faz uso dos conhecimentos obtidos na ciência básica para

Relacionados

  • MONOGRAFIA TCC VIDELMARA e SOLANGE COMPLETO
    128836 palavras | 516 páginas