cartilhaarnaldo 130907124437

2495 palavras 10 páginas
APRESENTAÇÃO

Para o sucesso das atividades de organizações do terceiro setor, como ONG’s
(organizações não governamentais) e associações, o equilíbrio entre lógica e paixão é necessário. Apesar das histórias dessas instituições serem marcadas por experiências pessoais e emoção, pela vontade de transformar determinada realidade, é preciso que haja também uma conduta de gestão, com acompanhamento de metas claras e alcançáveis. Através de ações simples, como registrar arrecadações e ter um controle das despesas, as instituições podem obter melhores resultados.
A Faculdade Arnaldo, por sua vez, também é uma organização social, e tem por tradição ações de fé, solidariedade e formação humana, baseadas nos valores seculares da Congregação do Verbo Divino, sua mantenedora,

Cartilha de Planejamento Estratégico – 2ª ed. Faculdade Arnaldo

existente desde 1875 e presente em todo o mundo. Sua história é consolidada por uma gestão humana e um planejamento eficaz, com foco na edificação através da educação.
Este material é fruto de uma parceria entre a Faculdade Arnaldo e o Prodal
Banco de Alimentos, do CEASAMINAS – iniciada em 2009 e que agora é renovada. Assim como a primeira cartilha, esta tem o objetivo de apresentar práticas e ferramentas da Administração aos responsáveis por organizações sociais, para facilitar o acompanhamento e a execução das atividades realizadas por essas instituições, servindo como referência em seu dia-a-dia.
Esta segunda edição da cartilha está distribuída em quatro partes, sendo elas os recursos das instituições, a elaboração de projetos, a gestão financeira e a análise de custos. Ao final, encontram-se referências para saber mais sobre a prática de gestão em organizações sociais.
2

Cartilha de Planejamento Estratégico – 2ª ed. Faculdade Arnaldo

SUMÁRIO
RECURSOS DAS INSTITUIÇÕES ....................................................................................................... 5
ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Relacionados