teoria cientifica e teoria classica

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
FECEA - FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA
______________________________________________________________________
luciana de assis
maria dalbete lima de oliveira






GESTÃO SOCIAL:
Teorias da Administração
















Apucarana - Paraná
2011
luciana de assis
maria dalbete lima de oliveira




GESTÃO SOCIAL:
Teorias da AdministraçãoTrabalho apresentado à disciplina de Gestão Social, do 3º ano do curso de Serviço Social, da FECEA – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Orientador: Daniela Castamann













Apucarana - Paraná
2011

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIENTÍFICA

Origem
Surgiu para dar conta das conseqüências RevoluçãoIndustrial, que deixou de ter uma base artesanal e manufatureira para se firmar na produção industrial e mecanizada.

Conceituação
A Administração Científica surgiu no chão de fábrica, preconiza a adoção de métodos racionais e padronizados, a máxima divisão de tarefas e o enfoque centrado na produção. Já a Administração Clássica teve sua origem na gerência administrativa, enfatiza a estruturaformal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias à realização do trabalho.

Principais autores
Frederick Taylor: precursor da teoria da Administração Científica; busca uma organização científica do trabalho através da racionalização do trabalho; seleção científica do trabalhador; tempo-padrão; plano de incentivo salarial; trabalho em conjunto; gerentesplanejam, operários executam; divisão do trabalho; supervisão; ênfase na eficiência. Taylor é visto como um cientista insensível e desumano que favorece a elite empresarial, pois enfoca na mecanização do ser humano, no homo economicus, na abordagem fechada, na superespecialização do operário e na exploração dos empregados.
Henry Ford: introduziu a produção em série, integração vertical e horizontal,padronização, economicidade. Sua preocupação era de aumentar a eficiência da empresa, por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das interrelações estruturais.
Henri Fayol: contribuiu para a abordagem administrativa; identificou os elementos da administração: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar. Fayol relacionou quatorze princípios básicos: divisãodo trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência de interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espírito de corpo “sprit de corps”.
Gantt: buscava descobrir como o homem executava seu trabalho; desenvolveu métodos gráficos para representar planos e possibilitarmelhor controle gerencial; destacou a importância do faort tempo, do custo e do planejamento.
Casal Gilbreth: o objetivo básico do casal era descobrir a melhor forma de trabalhar. Frank Gilberth defendia a eliminação dos disperdícios como forma de aumentar a produtividade, Lillian Gilberth considerava o ambiente e as oportunidades oferecidas aos trabalhadores essenciais para aprimorar aprodutividade.

Elementos Principais
Obsessão pelo comando; a empresa como sistema fechado de organização centralizada; e a manipulação dos trabalhadores, não se levava em consideração as relações de trabalho.

TEORIAS TRANSITIVAS

Origem
Surge em meio à teoria clássica e teoria das relações humanas.

Conceituação
Teoria de revisão, de crítica e de reformulação das basesda teoria da administração, porém não se consolido uma corrente.

Principais Autores
Tead: pesquisou a psicologia do operário, ao apontar a relação existente entre as ambições e os temores dos operários e sua realização no trabalho; apregoava que a empresa não é regida por um único objetivo do lucro, mas sim por um conjunto dinâmico e variável de objetivos; tinha como pressuposto que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria científica e teoria clássica
  • Teoria científica e teoria clássica
  • TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA
  • Teorias da administração classica e cientifica
  • Administração cientifica e teoria clássica
  • teoria clássica e científica
  • Teoria cientifica e classica
  • Teoria classica e cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!