Teoria Ambientalista de Florence Nigthigale

647 palavras 3 páginas
1. TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE Teoria Ambientalista
2. O meio ambiente Emerge como conceito principal : considerado como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte.
3. Teoria Ambientalista Florence deu maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social (embora estes aspectos sejam englobados pelo primeiro).
4. Atuação de Florence como Enfermeira período inicial da industrialização na Inglaterra e os campos de Guerra da Criméia onde as péssimas condições de saneamento ambiental e o descaso em que se encontravam os pacientes nos hospitais resultavam em altas taxas de mortalidade, exigindo atenção imediata e constante.
5.  segundo Florence, os elementos externos ao paciente afetam a saúde e o processo de cura, Destacam-se:
6. Elementos Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”
7. Elementos Iluminação: os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”.
8. Elementos Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.
9. Elementos Limpeza: um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente, e para quem executa a assistência pois, “remove matérias nocivas do sistema”. Além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente durante o dia”.
10. Elementos Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e

Relacionados